Produção de um livro com orientações e práticas para mediação pedagógica do aluno surdo-autista: uma perspectiva bilíngue de escolarização

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLione, Viviane de Oliveira Freitas-
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Diana Negrão-
Autor(es): dc.contributorCruz, Osilene Maria de Sá e Silva da-
Autor(es): dc.contributorCruz, Maurício Rocha-
Autor(es): dc.contributorCaminha, Vera Lucia Prudencia dos Santos-
Autor(es): dc.creatorCosta, Dora Vieira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29344-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763581-
Descrição: dc.descriptionA escolarização de estudantes Público-alvo da Educação Especial (PEE), em geral, é percebida como complexa e desafiante, exigindo esforço não só dos responsáveis pela mediação pedagógica desses sujeitos aprendentes, mas também das instituições que os recebem e empenho da sociedade em efetivar a manutenção das Políticas Públicas para a garantia da equidade social e educacional. No caso de estudantes Surdos, é essencial que adquiram uma língua que favoreça o seu desenvolvimento cognitivo e sua especificidade linguística gesto/visual, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras), pressuposto defendido por Vygotsky (1998), Skiliar (2013) e Campello (2018). Por sua vez, de acordo com Cruz, (2017), Nascimento (2016), Ortega (2009), Grandin e Panek (2015), para os estudantes com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é necessário entender, conhecer e respeitar a sua neurodiversidade para propiciar uma aprendizagem efetiva. Dessa maneira, quando nos remetemos a estudantes com as duas especificidades associadas, é importante que se discuta a caracterização da existência desses alunos nas escolas, visto que são incluídos como alunos com Múltiplas Deficiências. Acreditamos que isso não colabora para a sua visibilidade e não subsidia as possibilidades de aprendizagens significativas para esses sujeitos. Para ratificar o respeito à identidade já defendida pelos próprios Surdos e pelo movimento de neurodiversidade dos grupos de pessoas com TEA, adotamos a nomenclatura “Surdo-autista” com “S” maiúsculo e hífen, para defender que se trata de um sujeito único, que necessita de intervenções específicas. O fato de Surdos-autistas não serem identificados nas escolas, mesmo que possuam laudo, resulta na escassez de referenciais teóricos sobre o tema. Desta forma, este estudo propôs a investigação sobre as práticas pedagógicas na escolarização de alunos Surdos-autistas em uma instituição bilíngue (Português/Libras) de educação para Surdos. Participaram da pesquisa 11 (onze) profissionais de educação da instituição, os quais responderam a um questionário semiestruturado com perguntas abertas sobre a formação inicial e continuada, como também sobre suas práticas pedagógicas que consideram como efetivas para a escolarização dos alunos Surdos-autistas que atenderam durante suas atuações profissionais. Os dados coletados e analisados serviram de base para a elaboração do produto desta dissertação: um livro contendo sugestões de atividades práticas para mediação pedagógica de Surdos-autistas, aliadas às experiências da pesquisadora, apoiado por referenciais teóricos que defendem a língua de sinais, neste caso, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua de instrução dos alunos surdos para aquisição da língua majoritária do seu país, além da disseminação de informações sobre questões relativas à surdez e ao autismo.-
Descrição: dc.descriptionSchooling of Special Education students target audience, in general, is perceived as complex and challenging, requiring effort not only from those responsible for the pedagogical mediation of these learning individuals, but also from institutions that host them and the commitment of the society to carry out the maintenance of Public Policies to guarantee social and educational equity. In the case of Deaf students, it is essential that they acquire a language that favors their cognitive development and their gesture / visual linguistic specificity, such as the Brazilian Sign Language (Libras), an assumption defended by Vygotsky (1998), Skiliar (2013) and Campello (2018). In turn, according to Cruz et al, (2017), Nascimento (2016), Ortega (2009), Grandin and Panek (2015), for students with Autism Spectrum Disorder (ASD), it is necessary, understanding, knowing and respecting their neurodiversity to provide effective learning. Thus, when referring to students with two associated specificities, it is important to discuss the characterization of the existence of these students in schools, as they are included as students with Multiple Disabilities. We believe that this does not contribute to their visibility and does not subsidize the possibilities of relevant learning for these subjects. To ratify the respect for the identity already supported by the Deaf themselves and neurodiversity movement of people with ASD groups, we adopted the nomenclature "Deaf-autistic" with a capital "D" and a hyphen, to defend that this individual is a single subject who needs specific requirements. The fact that Deaf-autistic people are not identified in schools, even if they have a report, results in the scarcity of theoretical references on the subject. In this way, this study proposes an investigation about pedagogical practices in Deaf-autistic students schooling, in a bilingual institution (Portuguese /Libras) of education for Deaf. Eleven (11) education professionals from the institution, who answered a semi-structured questionnaire with open questions about initial and continuing education, participated in the research. They also answered about their pedagogical practices that they consider effective for the schooling of Deaf-autistic students they attended during their professional activities. The data collected and the course served as the basis for elaborating the product of this dissertation, a notebook containing suggestions of practical activities for the pedagogical mediation of the Deaf-autistic, combined with the researcher's experiences, supported by theoretical references that support sign language, in this case, the Brazilian Sign Language, Libras, as the language of instruction for deaf students acquiring the main language of their country, besides the dissemination of information on issues related to deafness and autism.-
Descrição: dc.description100 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão em educação-
Palavras-chave: dc.subjectSurdo-autista-
Palavras-chave: dc.subjectBilinguismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia experimental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação bilíngue-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante com necessidades específicas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectSurdo-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion in education-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf-autistic-
Palavras-chave: dc.subjectBilingualism-
Título: dc.titleProdução de um livro com orientações e práticas para mediação pedagógica do aluno surdo-autista: uma perspectiva bilíngue de escolarização-
Título: dc.titleProduction of a book with guidelines and practices for pedagogical mediation of the deaf-autistic student: a bilingual perspective of schooling-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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