Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Prestes, Zoia | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Jader Janer Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Santana, Claudia da Costa Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | Tunes, Elizabeth | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Ridel Jorge | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:06:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:06:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23779 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763580 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo do desenvolvimento de crianças pré-escolares por meio de uma atividade que aborda temas científicos. Para tanto, refletiu-se sobre os conceitos propostos pela Teoria Histórico-Cultural, mais especificamente por Lev Semionovitch Vigotski, pensador que, em meio às demandas que surgiram após a Revolução de 1917, apresentou novas formas de compreender o desenvolvimento humano, pautado não apenas nas questões biológicas do indivíduo, mas também no que diz respeito às demandas sociais, históricas e culturais. Após alguns apontamentos sobre a vida deste pesquisador e o contexto no qual viveu, são vistos alguns pontos importantes da pedologia, ciência que estuda o desenvolvimento da criança e que se diferencia de outras pedologias propostas na época, trazendo ideias interessantes como o respeito ao desenvolvimento individual da criança, a defesa do desenvolvimento cultural e a contestação dos métodos de avaliação quantitativa. Além disso, são considerados três conceitos discutidos por Vigotski e que fundamentam este estudo. O primeiro é a formação de conceitos, necessária para compreender como os conceitos se desenvolvem no percurso vivenciado pela criança. O segundo é a perejivanie, que revela a unidade entre o indivíduo e o meio, constituindo-se como fonte do desenvolvimento humano. Já o terceiro é a imaginação, uma função que permite que a criança vivencie algo que no mundo real não poderia ser ou exercer, levando-a a criar meios para superar seus desafios. Posteriormente, é realizada uma análise crítica dos documentos relacionados à Educação Infantil, indicando os pontos que incentivam a abordagem de temas científicos neste segmento, como forma de observar e explicar o mundo. Ainda, são elencados alguns estudos que versam sobre a relação entre Educação Infantil e temas científicos. Com o intuito de investigar, em um determinado período histórico, o desenvolvimento de um conceito real de acordo com a vivência de crianças pré-escolares, é apresentada a realização de uma atividade centrada no conceito de atrito, que considera experiências sensoriais, com objetos do cotidiano das crianças, um desenho animado e uma rampa com diversas superfícies. Por fim, verifica-se como esta atividade possibilita o desenvolvimento das crianças, contribuindo para a expansão de suas experiências e de sua imaginação. | - |
Descrição: dc.description | Ce travail vise à présenter une étude du développement des enfants d'âge préscolaire à travers une activité qui aborde des sujets scientifiques. Par conséquent, il a été réfléchi sur les concepts proposés par la Théorie historico-culturelle, plus précisément par Lev Semionovitch Vigotski, un penseur qui, au milieu des exigences qui ont émergé après la Révolution de 1917, a présenté de nouvelles façons de comprendre le développement humain, basées non seulement sur les enjeux biologiques de l'individu, mais aussi au regard des exigences sociales, historiques et culturelles. Après quelques notes sur la vie de ce chercheur et le contexte dans lequel il a vécu, sont vus quelques points importants de la pédologie, une science qui étudie le développement de l'enfant et qui diffère des autres pédologies proposées à l'époque, apportant des idées intéressantes comme le respect au développement individuel de l'enfant, la défense du développement culturel et la contestation des méthodes d'évaluation quantitatives. De plus, trois concepts discutés par Vygotski et qui justifient cette étude sont considérés. Le premier est la formation des concepts, nécessaire pour comprendre comment les concepts se développent dans le parcour vécu par l'enfant. Le second est le perejivanie, qui révèle l'unité entre l'individu et l'environnement, constituant une source de développement humain. La troisième est l'imagination, une fonction qui permet aux enfants de faire l'expérience de quelque chose qu'ils ne pourraient pas être ou exercer dans le monde réel, les amenant à créer des moyens de surmonter leurs défis. Par la suite, une analyse critique des documents liés à l'éducation de la petite enfance est effectuée, indiquant les points qui encouragent l'approche des thèmes scientifiques dans ce segment, comme une façon d'observer et d'expliquer le monde. Encore, certaines études qui traitent de la relation entre l'éducation de la petite enfance et les thèmes scientifiques sont répertoriées. Afin d'étudier, dans une période historique donnée, le développement d'un concept réel en fonction de l'expérience des enfants d'âge préscolaire, une activité centrée sur le concept de friction est présentée, qui considère les expériences sensorielles, avec des objets de la vie quotidienne des enfants, un dessin animé et une rampe avec des surfaces différentes. Enfin, il est vérifié comment cette activité permet le développement des enfants, contribuant à l'élargissement de leurs expériences et de leur imagination. | - |
Descrição: dc.description | 100f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico-cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temas científicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Théorie historico-culturelle | - |
Palavras-chave: dc.subject | Éducation de la petite enfance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Thèmes scientifiques | - |
Título: dc.title | A abordagem de temas científicos como possibilidade de desenvolvimento da criança | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: