A importância da Educação Musical na formação do pedagogo: implicações da Lei 11.769/08

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRequião, Luciana Pires de Sá-
Autor(es): dc.contributorMarton, Silmara Lídia-
Autor(es): dc.contributorSilva, Dagmar de Mello e-
Autor(es): dc.creatorCosta, Fernanda Luiza dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1387-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763569-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é o relato de uma experiência que se deu durante meu processo de formação no curso de Pedagogia no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). Como membro do Grupo de Estudos em Cultura Trabalho e Educação (GECULTE) participei de projetos voltados para a formação na área da música de professores da rede pública de quatro municípios da Costa Verde Sul Fluminense (Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Paraty), além de alunos do curso de pedagogia do IEAR. A partir do projeto "Implementação da Lri 11.769: construção de uma proposta de formação inicial e continuada para professores da rede pública da Costa Verde Sul Fluminense na área da educação musical" o grupo buscou compreender como a educação musical se dava nesta região e, através de diversas ações de pesquisa e extensão, colaborar para a formação inicial e continuada desses alunos e professores não especialistas em música. Neste relato apresento alguns dos desafios enfrentados pelo grupo, como também os avanços obtidos a partir de algumas propostas práticas realizadas-
Descrição: dc.descriptionThis paper is a report on an experience which has happened along my graduation course in Education by the “Instituto de Educação de Angra dos Reis” (IEAR). As a member of the studying group “Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação” (GECULTE) I have participated in projects related to the formation of teachers from the public system of education – coming from four cities of Costa Verde Sul Fluminense (Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Paraty) -, besides education students from IEAR, on the music field. Since the project “Implementation of the Law 11.769: the construction of an initial and continued formation proposal to the teachers of the public system of education from Costa Verde Sul Fluminense in the musical education field” the group has being seeking to understand how the musical education has happened in this region, and, throughout several researches actions and extension projects, colaborate to the initial and continued formation of these students and teachers non experts on music. In the given report I will be showing some of the challenges faced by the group, as well as some progress obtained from some practical proposals which had been experienced-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLei 11.769/08-
Palavras-chave: dc.subjectEducação musical-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação musical-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectLaw 11.769/08-
Palavras-chave: dc.subjectMusical education-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers formation-
Título: dc.titleA importância da Educação Musical na formação do pedagogo: implicações da Lei 11.769/08-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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