Produção acadêmica sobre jogos de empresas em ciências contábeis

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Murilo Alvarenga-
Autor(es): dc.contributorMotta, Gustavo da Silva-
Autor(es): dc.contributorLacerda, Pitias Teodoro-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Lana Cristina de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-14-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7479-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763520-
Descrição: dc.descriptionOs Jogos de Empresa são considerados como importante alternativa didática na área de Ciências Contábeis, por proporcionar aos alunos um exercício dinâmico de tomada de decisões. Contudo, pode-se indagar se estes são objeto de pesquisa em Ciências Contábeis ao redor do mundo. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi definido como: “Analisar a dinâmica da produção acadêmica sobre jogos de empresa em Ciências Contábeis”. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliométrica sobre jogos de empresas e uma pesquisa bibliométrica sobre jogos de empresas específica na área de Ciências Contábeis no intuito de verificar a representatividade de seus registros, quando comparado com a produção total sobre o tema. Os registros utilizados na análise foram extraídos de uma base de dados internacional. Por fim, foi realizada a leitura dos trabalhos, que foram classificados quanto a abordagem ao fenômeno, com o objetivo de identificar a categoria predominante nos estudos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que a pesquisa sobre jogos de empresas na área de Ciências Contábeis é ainda pouco expressiva, não apresentando autores, instituições, periódicos ou países de referência. A abordagem ao fenômeno predominante nos estudos é a Simulação Como Objeto de Pesquisa (SCOPE), com destaque para o eixo temático “ensino-aprendizagem”-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJogos de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem em ciências contábeis-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa bibliométrica-
Palavras-chave: dc.subjectJogo de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectContabilidade-
Título: dc.titleProdução acadêmica sobre jogos de empresas em ciências contábeis-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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