Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBruno, Ruth-
Autor(es): dc.contributorLuz, Daisy Maria-
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Luiz Pires-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Fernanda Alvarim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5975-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763516-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, exploramos o tema analogias, como elas são definidas e classificadas, sua utilização no processo de ensino-aprendizagem, suas potencialidades e dificuldades. Além disso, apresentamos alguns modelos que têm como objetivo nortearem os professores de forma a cometerem menos equívocos na sua prática docente com o uso desta ferramenta didática. Como fundamentação teórica, discutimos brevemente sobre a importância do professor reflexivo, a aprendizagem significativa e o processo de argumentação no ensino-aprendizagem. Por fim, como uma forma de aplicação do que foi estudado durante o desenvolvimento deste trabalho, analisamos três exemplos de analogias frequentemente exploradas em sala de aula ou em livros didáticos no conteúdo de eletromagnetismo, nos quais foi utilizado particularmente o modelo guia FAR para tratar o desenvolvimento das analogias no ensino-
Descrição: dc.descriptionIn this work, we explore the subject analogies, how they are defined and classified, their utilizations in the process of teaching-learning, their potentialities and difficulties. Furthermore, we present some modelswhichaim guiding theteachersin orderto commitlessmistakes intheir teaching practicewith the useof this teachingtool.As theoretical grounding, we discuss briefly about the importance of reflective teacher, the meaningful learning and the process of argumentation in teaching-learning. Finally, as a way of applying what has been studied during the development of this work, we analyze three examples of analogies often exploited in the classroom or in textbooks on the contents of electromagnetism, in whichwas particularly used the FAR guide model to treatthe development of analogies in teaching-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnalogia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de eletromagnestismo-
Palavras-chave: dc.subjectModelos de analogias-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEletromagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de analogia-
Palavras-chave: dc.subjectAnalogies-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectElectromagnetism teaching-
Palavras-chave: dc.subjectAnalogie models-
Título: dc.titleUma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.