Ensino de física através da alfabetização científica nas séries iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorStilck, Jürgen Fritz-
Autor(es): dc.creatorSantos, Wellington Douglas Carneiro dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11744-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763488-
Descrição: dc.descriptionNa tentativa de utilizar a criatividade inerente nas crianças para a promoção de uma aprendizagem significativa no ensino de Ciências, objetiva-se, através das ideias de ensino por projetos, formas de contribuir para uma maior democratização da Educação. Numa sociedade pautada cada vez mais na produtividade e na resolução de problemas, as Ciências se tornam aliadas interessantes, porém, para tal é necessário que a formação de nossos cidadãos através das disciplinas científicas contribua para promover uma sociedade consciente. O panorama histórico da Alfabetização Científica auxilia na compreensão de sua origem e das inúmeras razões pelas quais se fez necessária. A implicação da guerra fria no impulso de uma cultura científica é um dos temas abordados neste trabalho. A razão para a própria utilização do termo Alfabetização Científica e suas contribuições para a formação de indivíduos que pensem sobre a Ciência, e não apenas saibam resolver equações matemáticas, também é uma vertente tratada neste texto. Para que se possam aplicar tais interesses, necessita-se de uma metodologia mais flexível, que contribua e facilite o trabalho dos professores, focando as habilidades e competências de seus alunos. Nesse viés o Trabalho por Projetos completa a lacuna deixada pelo ensino tradicional e favorece a introdução às atividades e aos conceitos científicos, sobretudo nas séries iniciais. A questão levantada pelas professoras regentes e seus alunos sobre a origem dos ventos trouxe um questionamento que deveria ser solucionado. Aproveitando a oportunidade de contextualizar o trabalho, utilizou-se o livro Dom Quixote que havia sido trabalhado pelas professoras anteriormente à atividade. Os resultados foram analisados qualitativamente e se apresentaram satisfatórios em vários aspectos; um desses foi quanto à verificação da participação e interesse de alunos que anteriormente eram pouco ativos durante os debates e discussões em sala de aula. A introdução aos conceitos de energia, lembrando que são alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, necessitou de um grau de abstração que foi correspondido e verificado nas avaliações dos mesmos-
Descrição: dc.descriptionIn an attempt to use creativity inherent in children to promote a significant learning in Science teaching, it is aimed, through the ideas of teaching projects, ways to contribute to a larger democratization of Education. In a society increasingly founded on productivity and problem solving, Sciences become interesting allies; however, this requires that the Education of our citizens through scientific disciplines must contribute to promote a conscious society. The historical overview of Scientific Literacy helps in understanding its origin and countless reasons why it was necessary. The implications of the Cold War in the impulse of a scientific culture are some of the issues addressed in this work. The reason for the appropriate use of the term Scientific Literacy and its contributions to the training of individuals to think about Science, and just not only know how to solve mathematical equations is also an aspect treated in this text. In order to apply such interests, it is needed a more flexible methodology that contributes and facilitates the work of teachers, focusing on the skills and abilities of their students. On this bias the Work by Projects completes the gap left by traditional teaching and favors the introduction to the activities and scientific concepts, especially in the early grades. The question brought by the school teachers and their students about the origin of the winds rose a question that should be solved. Taking the opportunity to contextualize the work, we used the book Don Quixote that had been worked by the teachers prior to the activity. The results were qualitatively analyzed and showed to be satisfactory in many respects; one of these was concerned to the participation and interest of students who were previously little active in the debates and discussions in the classroom. The introduction to the concepts of energy, reminding that we worked with 4th and 5th graders, required a degree of abstraction that was matched and verified on their learning assessment-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por projetos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectSéries iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectScientific literacy-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching projects-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectFirst grades-
Título: dc.titleEnsino de física através da alfabetização científica nas séries iniciais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.