Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bragança, Maurício de | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Eliany Salvatierra | - |
Autor(es): dc.contributor | Domingues, Glauber Resende | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, João Paulo Barreto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:05:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:05:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12405 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763481 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo trata de problematizar os estudos sobre o som na formação de professores, em especial do curso de licenciatura em Cinema e Audiovisual. Iniciando a primeira parte do trabalho, consideramos a recente criação do referido curso na UFF, refletindo sobre o cinema e audiovisual na educação, indicando diferentes esforços para a construção desse campo. Discutimos a predominância dos estudos sobre a imagem e o campo do visual, o que nos instigou a tratar da experiência brasileira no aprofundamento sobre o som no cinema e no audiovisual. Ao longo do trabalho, ressaltamos que a formação do sensível pode ser potencializada por meio de uma intensificação da reflexão estética, cuidadosa e crítica sobre o cinema no ambiente escolar. Especialmente na questão da importância do som, enquanto constituinte intrínseca do audiovisual, destacamos a pertinência do conhecimento acadêmico por meio da oferta de diversas disciplinas curriculares, destinadas à formação dos licenciandos. Aprofundamos a reflexão ao incluir uma perspectiva da resistência humana, referindo-nos à cosmoaudiência, encontrada em comunidades que preservam uma escuta originária. A segunda parte da monografia busca entrecruzar os conhecimentos sobre o som e o exercício da docência em contexto escolar. A exploração de texturas ruidosas pertencentes aos espaços de reflexão, atua, enquanto potentes experimentações nas narrativas fílmicas educacionais | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Som | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cosmoaudiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escuta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esquizofonia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Som | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimeio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O estudo do som na formação de professores: resistência e alteridade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: