O estudo do som na formação de professores: resistência e alteridade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBragança, Maurício de-
Autor(es): dc.contributorMachado, Eliany Salvatierra-
Autor(es): dc.contributorDomingues, Glauber Resende-
Autor(es): dc.creatorDias, João Paulo Barreto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12405-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763481-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo trata de problematizar os estudos sobre o som na formação de professores, em especial do curso de licenciatura em Cinema e Audiovisual. Iniciando a primeira parte do trabalho, consideramos a recente criação do referido curso na UFF, refletindo sobre o cinema e audiovisual na educação, indicando diferentes esforços para a construção desse campo. Discutimos a predominância dos estudos sobre a imagem e o campo do visual, o que nos instigou a tratar da experiência brasileira no aprofundamento sobre o som no cinema e no audiovisual. Ao longo do trabalho, ressaltamos que a formação do sensível pode ser potencializada por meio de uma intensificação da reflexão estética, cuidadosa e crítica sobre o cinema no ambiente escolar. Especialmente na questão da importância do som, enquanto constituinte intrínseca do audiovisual, destacamos a pertinência do conhecimento acadêmico por meio da oferta de diversas disciplinas curriculares, destinadas à formação dos licenciandos. Aprofundamos a reflexão ao incluir uma perspectiva da resistência humana, referindo-nos à cosmoaudiência, encontrada em comunidades que preservam uma escuta originária. A segunda parte da monografia busca entrecruzar os conhecimentos sobre o som e o exercício da docência em contexto escolar. A exploração de texturas ruidosas pertencentes aos espaços de reflexão, atua, enquanto potentes experimentações nas narrativas fílmicas educacionais-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema e educação-
Palavras-chave: dc.subjectSom-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura-
Palavras-chave: dc.subjectCosmoaudiência-
Palavras-chave: dc.subjectEscuta-
Palavras-chave: dc.subjectEsquizofonia-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectSom-
Palavras-chave: dc.subjectMultimeio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO estudo do som na formação de professores: resistência e alteridade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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