Leitura literária na educação infantil: desenvolvimento e fruição

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBergo, Renata Silva-
Autor(es): dc.creatorBrandão, Isabel Inacio Leite Nicolau-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30329-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763475-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa objetivou compreender o lugar da literatura na infância e a importância de se estabelecer uma rotina de leitura de fruição durante os primeiros anos de vida (0 a 6 anos), tanto nas escolas, quanto no âmbito familiar. Reconhecendo a primeira infância como a fase mais importante do desenvolvimento humano, defende-se a necessidade de oportunizar que as crianças construam, desde cedo e de forma prazerosa, o hábito de ler, o que as acompanhará por toda a vida, ajudando-as a se tornarem sujeitos com maior senso crítico e capacidade de compreender e resolver situações do cotidiano. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e como instrumento de coleta de dados, o envio de questionário on-line para professores de creches e pré- escolas. Como resultado, foi possível refletir sobre a dupla função que a presença da literatura na infância pode exercer: contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social da criança, ao mesmo tempo em que as auxilia na construção de caminhos à descoberta e produção de sentidos, ampliando sua compreensão de mundo.-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to understand the role of literature in childhood and the importance of establishing a routine of reading for enjoyment during the early years of life (0 to 6 years), both in schools and within the family context. Recognizing early childhood as the most crucial phase of human development, it advocates the need to provide children with early and enjoyable opportunities to cultivate the habit of reading, which will accompany them throughout their lives, helping them become individuals with a greater sense of critical thinking and the ability to understand and solve everyday situations. The methodological procedures involved bibliographic research, and the data collection instrument consisted of an online questionnaire sent to teachers in daycare centers and preschools. As a result, it was possible to reflect on the dual function that the presence of literature in childhood can serve: contributing to the cognitive and social development of children while aiding them in the exploration and creation of meaning, thus expanding their understanding of the world.-
Descrição: dc.description29 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectcrianças-
Palavras-chave: dc.subjecteducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectleitura-
Palavras-chave: dc.subjectliteratura-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood education-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectChildren-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature-
Título: dc.titleLeitura literária na educação infantil: desenvolvimento e fruição-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.