A caderneta de saúde da criança e sua utilização pelos profissionais de saúde para a vigilância da saúde infantil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCursino, Emília Gallindo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5423525641896734-
Autor(es): dc.contributorMachado, Maria Estela Diniz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2694492596166708-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciana Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7985678712891318-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Nathalia Silva Cabral-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25451-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763456-
Descrição: dc.descriptionPara que a vigilância do crescimento e desenvolvimento fosse realizada com eficácia, foi criada a Caderneta de Saúde da Criança (CSC). Esta é um instrumento importante, pois elas traz informações dos eventos mais significativos na infância. Entretanto, é possível identificar que existem falhas no uso da CSC que envolve falta de preenchimento em proporções elevadas e isso resulta na falha do acompanhamento da saúde da criança. Diante do exposto, esta pesquisa propõe como objeto de estudo: a utilização da Caderneta de Saúde da Criança pelos profissionais de saúde como instrumento de vigilância e acompanhamento à saúde infantil. Objetivo Geral: compreender como ocorre a utilização da CSC pelos profissionais da saúde para a vigilância da saúde infantil. Objetivos específicos: identificar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre a CSC como ferramenta para o acompanhamento da saúde infantil; descrever os motivos que levam os profissionais de saúde a utilizar ou não a CSC para o acompanhamento da saúde infantil; analisar a utilização da CSC pelos profissionais de saúde para o acompanhamento da saúde infantil. Pesquisa descritiva exploratória, com abordagem qualitativa. O cenário para a realização deste estudo foi uma Policlínica Regional de Saúde integrante da Fundação Municipal de Saúde de Niterói. Os participantes foram os profissionais da equipe de saúde que atende a criança em puericultura e pediatria na atenção primária que aceitaram participar da pesquisa e não encontraram-se de férias, licença prêmio ou sem vencimento. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista individual semiestruturada, constituída por perguntas abertas, gravadas em áudio. Após o processo de análise do material produzido, emergiram 3 categorias. A primeira: A Caderneta de Saúde da Criança na percepção dos profissionais, com duas subcategorias: o conhecimento sobre a caderneta de saúde da criança; a importância do preenchimento da CSC. A segunda categoria: Fatores que interferem na utilização da CSC pelos profissionais de saúde, com uma subcategoria: As dificuldades e as facilidades na utilização da CSC. E a terceira categoria: A parte mais utilizada da CSC pelos profissionais. Resultados: quanto ao conhecimento da CSC, os profissionais relataram que serve para reunir informações importantes. Mas também foi possível perceber falas direcionadas apenas para a questão do calendário vacinal. Em relação a importância da CSC, os profissionais relataram que a CSC é importante, principalmente, porque reúne todos os dados em um só documento isso facilita a avaliação da criança. Contudo, alguns profissionais não preenchem corretamente os dados da CSC. Em referência as dificuldades e facilidades na utilização da CSC, os profissionais apontaram como dificuldade a grande demanda de serviço, a falta de tempo devido essa demanda e a falta de mão-de-obra. Destacaram como maior facilidade a simplicidade da caderneta, o que a faz ser de fácil compreendimento. No que se refere a parte mais utilizada da caderneta, foi evidenciado subutilização dos dados da CSC, restringindo o seu uso apenas ao calendário vacinal. Conclusão: os resultados demonstram que o preenchimento da caderneta não é feito em sua totalidade, pois muitas partes não são utilizadas, o que compromete a vigilância da saúde infantil. Portanto, é essencial que os profissionais de saúde utilizem o instrumento, realizando as anotações e fazendo as orientações para que a CSC cumpra seu papel de acompanhamento da saúde da criança-
Descrição: dc.descriptionIn order for growth and development surveillance to be carried out effectively, the Child Health Handbook (CSC) was created. This is an important tool because it brings information about the most significant events in childhood. However, it is possible to identify that there are flaws in the use of CSC that involves lack of filling in high proportions and this results in failure to follow up the child's health. In view of the above, this research proposes as object of study: the use of the Child Health Handbook by health professionals as an instrument for monitoring and monitoring children's health. General Objective: to understand how the use of CSC by health professionals for child health surveillance occurs. Specific objectives: to identify the knowledge of health professionals about CSC as a tool for the monitoring of child health; Describe the reasons why health professionals use or not to use CSC to monitor children's health; To analyze the use of CSC by health professionals for the monitoring of child health. Exploratory descriptive research, with a qualitative approach. The scenario for the accomplishment of this study was a Regional Polyclinic of Health integral of the Municipal Foundation of Health of Niterói. Participants were health care professionals who attend the child in childcare and pediatrics in primary care who agreed to participate in the research and did not find themselves on vacation, premium or unpaid leave. For data collection, a semi-structured individual interview script was used, consisting of open questions, recorded in audio. After the process of analysis of the produced material, emerged 3 categories. The first: The Child Health Handbook in the perception of professionals, with two subcategories: knowledge about the child's health book; The importance of completing the CSC. The second category: Factors that interfere in the use of CSC by health professionals, with a subcategory: Difficulties and facilities in the use of CSC. And the third category: The most used part of the CSC by professionals. Results: As far as CSC knowledge is concerned, professionals have reported that it serves to gather important information. But it was also possible to perceive statements directed only at the question of the vaccination calendar. Regarding the importance of CSC, the professionals reported that the CSC is important, mainly, because it collects all the data in a single document that facilitates the evaluation of the child. However, some professionals do not correctly fill in the CSC data. In reference to the difficulties and facilities in the use of the CSC, the professionals pointed out as a difficulty the great demand for service, the lack of time due to this demand and the lack of manpower. They emphasized how much simpler the book is, which makes it easy to understand. Concerning the most used part of the book, it was evidenced underutilization of CSC data, restricting its use only to the vaccination schedule. Conclusion: the results show that the filling of the booklet is not done in its entirety, since many parts are not used, which compromises the health surveillance of children. Therefore, it is essential for health professionals to use the instrument, making notes and providing guidelines for CSC to play its role in monitoring the child's health-
Descrição: dc.description68 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da criança-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção primária em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectCrescimento-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção integral em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectServiços de saúde da criança-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da criança-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectChild health-
Palavras-chave: dc.subjectPrimary health care-
Palavras-chave: dc.subjectGrowth-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment-
Palavras-chave: dc.subjectIntegral health care-
Título: dc.titleA caderneta de saúde da criança e sua utilização pelos profissionais de saúde para a vigilância da saúde infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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