Problematizando conhecimentos escolares de química a partir do carnaval

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSá, Sonia Regina Alves Nogueira de-
Autor(es): dc.contributorAlves, Odivaldo Cambraia-
Autor(es): dc.contributorCescon, Leonardo dos Santos-
Autor(es): dc.creatorCarneiro, Andressa Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26569-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763452-
Descrição: dc.descriptionO carnaval é um grande destaque das festas populares brasileiras, um fenômeno cultural marcado no Rio de Janeiro pelas escolas de samba, agremiações que carregam toda a responsabilidade na elaboração de uma das maiores festas populares do país. O advento das agremiações está bastante relacionado com as comunidades do Rio, tendo em vista que a maioria traz a comunidade em que estão inseridas, como por exemplo, Viradouro, Mangueira, Tijuca etc., e desperta o encanto e a paixão na maioria dos jovens dessas comunidades e das que se localizam em seu entorno. O interesse, neste trabalho, é abordar o mundo do barracão e o desfile, para conhecer de perto uma conexão entre o carnaval e o conhecimento científico. Será, nesse lugar, que encontraremos um universo multidisciplinar, no qual os educandos poderão aprender, a partir do contexto social, a identificar os conteúdos de química presentes no universo do samba e se capacitar com o mundo do carnaval. No decorrer do texto, procuraremos discutir e questionar alguns conceitos de química relacionados aos desfiles da Escola de Samba Unidos do Viradouro. Para tanto, elegeu-se o desfile realizado em 2020, com o enredo “Viradouro de Alma Lavada”, para abordar assuntos de Química, especificamente polímeros, relacionado ao processo de elaboração do carnaval, ao mesmo tempo em que se reflete sobre o tema desenvolvido no enredo afrocentrado e se aprofunda conhecimento acerca das atividades realizadas pela escola, tanto para a confecção do desfile, quanto nas ações sociais que realiza. A estratégia pedagógica resultante dessa proposta promove o diálogo, a partir da realidade local, dos jovens oriundos da comunidade Jardim Catarina, situada no leste metropolitano do Rio de Janeiro, que, quando não é reconhecida pela criminalidade característica, é lembrada pela alta expressão de abandono ou promessa de investimento.-
Descrição: dc.descriptionCarnival is a major highlight of Brazilian popular parties, a cultural phenomenon marked in Rio de Janeiro by the samba schools, associations that carry all the responsibility for the elaboration of one of the biggest popular parties in the country. The advent of associations is closely related to the communities of Rio, considering that most bring the community in which they are inserted, such as Viradouro, Mangueira, Tijuca etc., and awakens the charm and passion in most young people of these communities and those located in their surroundings. The interest in this work is to approach the world of the barracão and the parade, to get to know a connection between carnival and scientific knowledge. That’s when we will find a multidisciplinary universe, in which the students will be able to learn, from the social context, to identify the contents of chemistry present in the universe of samba and to know more about the world of carnival. In the course of the text, we will try to discuss and question some concepts of chemistry related to the parades of the Escola de Samba Unidos do Viradouro. Therefore, the parade held in 2020 was chosen, with the theme "Viradouro de Alma Lavada", to address issues of Chemistry, specifically polymers, related to the process of elaboration of the carnival, while reflecting on the theme developed in the Afrocentric plot and deepens knowledge about the activities achieved by the school, both for the making of the parade and in the social actions that it carries out. The pedagogical strategy resulting from this proposal promotes dialogue, based on the local reality of young people from the Jardim Catarina community, located in the metropolitan east of Rio de Janeiro, which, when not recognized for its characteristic criminality, is remembered for the high expression of abandonment or investment promise.-
Descrição: dc.description73 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação problematizadora-
Palavras-chave: dc.subjectCarnaval-
Palavras-chave: dc.subjectDesfiles carnavalescos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação química-
Palavras-chave: dc.subjectJardim Catarina-
Palavras-chave: dc.subjectUnidos do Viradouro-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectCarnaval-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de samba-
Palavras-chave: dc.subjectPolímero-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectProblematizing education-
Palavras-chave: dc.subjectCarnival-
Palavras-chave: dc.subjectCarnival parades-
Palavras-chave: dc.subjectChemical education-
Palavras-chave: dc.subjectJardim Catarina-
Palavras-chave: dc.subjectUnidos do Viradouro-
Título: dc.titleProblematizando conhecimentos escolares de química a partir do carnaval-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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