Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Venezuela, Pedro Paulo de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Eduardo Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Marcio Jorge Teles da | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, André Salles da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:05:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:05:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30377 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763430 | - |
Descrição: dc.description | A sociedade está cada vez mais inserida em um meio tecnológico, onde essas tecnologias evoluem cada vez mais rapidamente com o passar do tempo. Além disso, existem preocupações quanto a sustentabilidade, e o desenvolvimento de formas novas de se gerar energia sem danificar muito o meio ambiente. Por esse motivo, o ensino possui a necessidade de incorporar em seu currículo esses conceitos e tecnologias que causam um grande impacto na sociedade, utilizando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na sala de aula e abordando os temas de sustentabilidade em seu currículo. Na disciplina de física, os recursos tecnológicos são popularmente usados no ensino com simuladores, que tornam alguns experimentos de difícil realização mais fácil de serem visualizados, seja pela complicação do fenômeno ou pela custosa confecção do aparato experimental. O funcionamento e a análise da eficiência de um painel solar pode ser considerado um deles, utilizando o Solar Panel Simulator, disponível no site Manylabs. Porém, é preciso que o professor planeje sua aula inserindo a utilização desse recurso. Sendo assim, foi elaborado um roteiro didático utilizando esse simulador, se baseando na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que tem como objetivo criar um processo de aprendizagem focado naquilo que o estudante já sabe. O roteiro aqui apresentado não é, essencialmente, um manual de como aplicar tal metodologia, mas um guia para que o professor tenha uma base do que apresentar em sala de aula com o uso de um simulador. | - |
Descrição: dc.description | Society is increasingly inserted in a technological environment, where these technologies evolve more and more rapidly over time. In addition, there are concerns about sustainability, and the development of new ways to generate energy without damaging the environment. For this reason, teaching has the need to incorporate into its curriculum these concepts and technologies that have a great impact on society, using Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in the classroom and addressing sustainability issues in its curriculum. In the discipline of physics, technological resources are popularly used in teaching with simulators, which make some difficult experiments easier to visualize, either by complicating the phenomenon or by the costly making of the experimental apparatus. The operation and analysis of the efficiency of a solar panel can be considered one of them, using the Solar Panel Simulator, available on the Manylabs website, but it is necessary that the teacher plans his class inserting the use of this resource. Therefore, a didactic script was developed using this simulator, based on David Ausubel's theory of meaningful learning, which aims to create a learning process focused on what the student already knows. The script presented here is not essentially a manual on how to apply such methodology, but a guide for the teacher to have a basis of what to present in the classroom with the use of a simulator. | - |
Descrição: dc.description | 37 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | TDIC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Painel Solar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solar Panel Simulator | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manylabs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito Fotovoltaico | - |
Palavras-chave: dc.subject | TDIC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Painel Solar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito Fotovoltaico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | TDIC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solar Panel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solar Panel Simulator | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manylabs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photovoltaic Effect | - |
Título: dc.title | Ensino do funcionamento de painéis solares utilizando simulação computacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: