A homofobia nas escolas: educação como método de intervenção

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Alessandra-
Autor(es): dc.contributorCosta, Carlos-
Autor(es): dc.contributorMaciel, Marcelo-
Autor(es): dc.creatorDreys, Matheus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12392-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763417-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho monográfico tem por objetivo promover um estudo sobre a homofobia, compreendendo-a como uma consequência de uma representação social, que consiste no desdém daquele que se afasta minimamente do modelo de referência imposto pela sociedade. Como um problema de saúde publica e assim relacioná-la a escola, utilizando a educação como melhor método de intervenção para a prevenção e precaução deste problema. Foi realizada uma investigação através de uma contextualização sócio-histórica e suas possíveis causas, mediante uma revisão bibliográfica. Dentre as premissas apresentadas, observa-se que em muitos textos há uma prioridade em apontar o surgimento do sujeito homofóbico como um produto histórico-cultural e que em grande parte a escola funciona como uma das instituições cúmplices deste processo. Desse modo, diante da análise realizada, pode-se entender a criação de políticas públicas nos âmbitos escolares uma maneira de mudar essa realidade-
Descrição: dc.descriptionThis monograph aims to promote a study on homophobia, understanding it as a consequence of a social representation that consists of the disdain of one who departs minimally from the model of reference imposed by society. Put homophobia as a public health problem, using education as the best method of intervention for the prevention and precaution of this problem. An investigation was carried out by a historical context and its possible causes, through a bibliographic revision. Among the assumptions presented, it is observed that in many texts there is a priority to point out the emergence of the homophobic as a historical cultural production and, in large part, the school works as one of the accomplice’s institutions that collaborates for this process. So, in front of the analysis made, one can understand that create public policies in school settings would be a great way to change this reality-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherRio das Ostras-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHomofobia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectHomofobia-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectHomophobia-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policies-
Palavras-chave: dc.subjectSchools-
Título: dc.titleA homofobia nas escolas: educação como método de intervenção-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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