A temporalidade dos equipamentos de informática e o descarte sustentável : estudo de caso de uma escola de rede pública da cidade do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbreu, Júlio Cesar Andrade de-
Autor(es): dc.contributorKono, Cláudia Mitie-
Autor(es): dc.contributorLeite, Clemente Gonzaga-
Autor(es): dc.creatorGouvêa Júnior, Manoel Francisco Lopes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1858-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763386-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho procurou analisar o processo de baixa do inventário dos equipamentos de informática, quando imprestáveis ou inservíveis, em uma unidade escolar da rede pública do município do Rio de Janeiro, e seu descarte sustentável dentro das previsões legais que tratam da política de gestão integrada de resíduos sólidos, observando a destinação final baseada na logística reversa. Os objetivos propostos foram identificar a positividade da desconcentração no controle dos equipamentos de informática nas escolas da rede pública do município do Rio de Janeiro através do fortalecimento e participação das instâncias democráticas presentes na escola: o Conselho Escola Comunidade (CEC) e o Grêmio Estudantil; evidenciar a importância da divulgação da legislação vigente sobre a logística reversa; sugerir a simplificação das etapas para o descarte do material imprestável ou inservível; e analisar a importância da criação de um grupo permanente, dentro da escola, para acompanhamento e controle dos equipamentos de informática. Por se tratar de um estudo de caso, restrito a uma unidade escolar, foram utilizados, como procedimentos metodológicos, a pesquisa de campo com levantamento dos bens de informática existentes e entrevista com o gestor da unidade escolar, utilizando o tipo de entrevista proposta por Zanella (2009) de máxima liberdade focalizada, permitindo conhecer o comportamento, valores e percepções do gestor frente ao objeto de investigação. Como resultado, o presente trabalho identificou que o desconhecimento da legislação sobre logística reversa por parte do gestor escolar, o excesso burocrático e, de certo modo, o descaso com a coisa pública, são entraves ao tratamento adequado ao descarte sustentável dos equipamentos de informática, favorecendo a permanência de muitos equipamentos de informática, passíveis de baixa, dentro da escola por longo período de tempo. As instâncias democráticas, presentes nas escolas, CEC e Grêmio Estudantil, atualmente assumem papel secundário, estando mais atreladas às exigências legais de funcionamento do que ao protagonismo esperado pela comunidade escolar e sociedade de modo geral.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDesburocratização-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectInformática-
Palavras-chave: dc.subjectLogística reversa-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDesburocratização-
Palavras-chave: dc.subjectInformática-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio-
Palavras-chave: dc.subjectLogística-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA temporalidade dos equipamentos de informática e o descarte sustentável : estudo de caso de uma escola de rede pública da cidade do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.