Cinema como forma de contextualização e problematização para o ensino de Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Fábio de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Luiz Pires-
Autor(es): dc.creatorCastro, Fernanda Carolina Fernandes Viana Franco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26603-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763384-
Descrição: dc.descriptionAinda que pesquisadores de educação venham, cada vez com mais impacto, afirmando que diferentes recursos, quando usados em sala de aula, possuem resultados extraordinários, o ensino de física no ensino médio em todo o país se mantém preso ao formalismo matemático, aos materiais didáticos desatualizados, ao cumprimento de cronogramas e as aulas meramente expositivas, com pouco ou nenhum espaço para debates, críticas e descobrimento. Entretanto, no ensino superior, estudantes de licenciatura são incentivados a pensar “fora da caixinha”, inovar, de modo que ao terminar sua graduação, tenham seu impacto positivo na vida de diversos alunos de física, desmistificando-a e mostrando a utilidade da mesma, o que pode ser feito de forma divertida e interessante. Tendo isso em mente, este trabalho propõe uma sequência didática usando recurso audiovisual, proveniente de recortes de filmes de ficção científica, especificamente, filmes de heróis da MARVEL e DC, com objetivo de contextualizar e problematizar seguindo os ideais de Gerárd Fourez e Paulo Freire, tendo em vista a construção de cidadãos críticos concordando com os princípios da alfabetização científica.-
Descrição: dc.descriptionEven with researchers from the field of education stating that different resources, when used in the classroom, have extraordinary results, Physics teaching in high schools across the country is stuck to the mathematical formalism, to the out-of-date didactic materials, to following timetables and to expository classes, with little to no space for debating, criticism and discovering. However, on higher education, students of Physics teaching course are encouraged to think outside the box, to innovate, so that when finishing the under graduation, they can have a positive impact on high school physics students, demystifying it and showing how useful it is, and that can be done in a fun and interesting way. With that in mind, this paper proposes a didactic sequence that uses audiovisual resources, that comes from parts of science fiction movies, specifically, super heroes’ movies from MARVEL and DC, having a goal of contextualizing and problematizing following Gerárd Fourez and Paulo Freire’s idea, in terms of developing critical citizens agreeing with the values of scientific literacy.-
Descrição: dc.description72 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectMarvel e DC-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização-
Palavras-chave: dc.subjectProblematização-
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freire-
Palavras-chave: dc.subjectGerárd Fourez-
Palavras-chave: dc.subjectpensamento crítico-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectMarvel e DC-
Palavras-chave: dc.subjectGerárd Fourez-
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freire-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectScientific literacy-
Palavras-chave: dc.subjectContextualization-
Palavras-chave: dc.subjectProblematization-
Palavras-chave: dc.subjectCritical thinking-
Título: dc.titleCinema como forma de contextualização e problematização para o ensino de Física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.