A percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLevy, Ariel-
Autor(es): dc.contributorLopes, Luiz Antonio Coelho-
Autor(es): dc.contributorRamos Filho, Américo da Costa-
Autor(es): dc.contributorZotes, Luis Peres-
Autor(es): dc.creatorAlves, Camila Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32676-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763372-
Descrição: dc.descriptionA percepção de alunos egressos dos cursos de graduação é um importante fator de avaliação dos cursos do ensino superior, que não é muito presente nas avaliações institucionais da universidade brasileira. Entender como o egresso percebe a formação recebida e o planejamento pedagógico do curso é fundamental para o aprimoramento da sistemática da avaliação. O elevado grau de complexidade das instituições universitárias – especialmente as públicas – faz com que o processo de avaliação seja inerentemente desafiador. No que diz respeito especificamente ao curso de Administração, seu caráter flexível e generalista gera ainda mais subjetividade e, consequentemente, mais desafios ao processo avaliativo. É preciso grande empenho tanto das universidades quanto do governo na análise do funcionamento e da eficácia dos cursos distribuídos pelo país. Não é possível dissociar a formação superior do progresso da sociedade em que está inserido. O presente trabalho objetiva avaliar a percepção da relevância da formação em Administração na Universidade Federal Fluminense pela ótica de seus egressos. Para tanto, contou com uma pesquisa descritiva exploratória e a aplicação de um questionário semiestruturado com perguntas sobre a grade curricular, infraestrutura, corpo docente, atividades acadêmicas, estágio e/ou emprego, inserção no mercado de trabalho, satisfação com o curso e uma autoavaliação do respondente.-
Descrição: dc.descriptionThe perception of graduated students from undergraduate courses is an important factor in the evaluation of higher education courses, which is not very present in the institutional evaluations of the Brazilian university. Understanding how the graduates perceive the training received and the pedagogical planning of the course is fundamental for the improvement of the evaluation system. The high level of complexity of university institutions – especially public ones – makes the evaluation process inherently challenging. With regard specifically to the Administration course, its flexible and generalist character generates even more subjectivity and, consequently, more challenges to the evaluation process. It takes great effort from both universities and the government to analyze the functioning and effectiveness of courses distributed throughout the country. It is not possible to dissociate higher education from the progress of the society in which it operates. The present study aims to evaluate the perception of the relevance of degree in Administration at Universidade Federal Fluminense from the perspective of its graduates. To this end, it counted on an exploratory descriptive research and the application of a semi-structured questionnaire with questions about the curriculum frameworks, infrastructure, teaching staff, academic activities, internship and/or employment, insertion in the job market, satisfaction with the course and a self-assessment of the respondent.-
Descrição: dc.description47 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação institucional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEgressos-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição de ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectGraduação em Administração-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutional evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectGraduates-
Título: dc.titleA percepção dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos de graduação: uma estudo exploratório com graduados em Administração pela UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.