O alinhamento de valores pessoais e organizacionais: um estudo de caso em uma empresa de energia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodriguez, Martius Vicente Rodriguez Y-
Autor(es): dc.contributorhtpp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv-
Autor(es): dc.contributorCosta, Helder Gomes-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782862T9&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.creatorHallak, Beatriz Resende-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-05-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18080-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763364-
Descrição: dc.descriptionThe present dissertation aims at investigating whether the firm under analysis aligns its organizational and personal values, and the level at which these values are spread within the firm. The main theoretical underpinning of the dissertation consists of Richard Barrett s (2006) model of the seven levels of consciousness itself based on Abraham Maslow s (1954) model of the hierarchy of needs which is extended to higher levels. Research was carried out in two fronts: documentary investigation and field work, the latter comprising the application of a structured questionnaire derived from the theoretical literature. The research revealed the ten main current personal and organizational values at the firm, as well as the ideal organizational values. These were classified as either positive or potentially limiting, and were distributed among the seven levels of conscience, for both the sample as a whole and according to a few chosen criteria: age group, gender, position and time in the company. Results show that there are significant differences among the several values that were pointed out in the three dimensions and the recommendations involve a set of actions that may contribute to enhance management of the firm. Further research on this subject and the use of the theoretical model to analyze other organizational issues are also suggested-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo fazer um diagnóstico da empresa estudada quanto ao alinhamento entre seus valores organizacionais e pessoais e em que nível de consciência esses valores estão distribuídos. Como principal referencial teórico foi adotado o modelo dos sete níveis de consciência de Richard Barrett (2006), que partiu do modelo da hierarquia de necessidades de Abraham Maslow (1954), estendendo-o em níveis mais altos. A investigação foi realizada em duas frentes: pesquisa documental e pesquisa de campo, tendo sido, para a última, aplicado um questionário estruturado conforme o referencial adotado. Os resultados apresentam os dez principais valores pessoais, organizacionais atuais e organizacionais ideais, classificados em positivos e potencialmente limitadores e distribuídos entre os sete níveis de consciência, tanto para o grupo todo quanto para as segmentações selecionadas: faixa etária, sexo, função e tempo de empresa. As conclusões mostraram que existem diferenças significativas no conjunto de valores levantados nas três dimensões e as recomendações sugerem um conjunto de ações que, em função dos resultados obtidos, podem contribuir para a melhoria da gestão da empresa. Recomenda-se também novos estudos sobre o tema e a utilização do referencial teórico para aplicação em outros temas de natureza organizacional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCultura Organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectValores-
Palavras-chave: dc.subjectAlinhamento de valores-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational culture-
Palavras-chave: dc.subjectValues-
Palavras-chave: dc.subjectValues alignment-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleO alinhamento de valores pessoais e organizacionais: um estudo de caso em uma empresa de energia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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