Utilização do conceito de desenho universal para o desenvolvimento de uma proposta de prática multissensorial no ensino de química para alunos do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmado, Beatriz Crittelli-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7339478176562437-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rafael Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3829408982268735-
Autor(es): dc.contributorAlves, Andréa Aparecida Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7864479401386812-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Carolina Moreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25771-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763363-
Descrição: dc.descriptionO Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) foi criado como alternativa para o modelo tradicional encontrado em salas de aulas com didáticas engessadas e que não contemplavam a pluralidade existente em cada sala de aula. Com isso, algumas leis e decretos que foram primordiais para a garantia do acesso e a permanência dos alunos com deficiência às escolas em salas regulares visando a inclusão e respaldando seus direitos foram ressaltados, assim como alguns trabalhos que se desenvolveram em perspectivas inclusivas, demonstrando-se a importância e relevância dos mesmos. Esse trabalho teve como objetivo propor uma sequência didática abordando-se o conteúdo de química sobre densidade de substâncias, para alunos do ensino médio, em que foram propostos experimentos que utilizassem da multissensorialidade, para trabalhar sentidos além da visão e buscou-se fazer uma análise sobre a importância do desenho universal para a aprendizagem. A sequência didática sugerida contou com três aulas nas quais se utilizam experimentos em uma perspectiva inclusiva com os princípios do DUA, e a multissensorialidade em que objetivou-se explorar os canais sensoriais. A pesquisa realizada foi qualitativa e os resultados apresentados buscaram contemplar práticas que fossem acessíveis para todos os alunos independente de deficiência ou não. As aulas planejadas foram descritas e discutidas de acordo com a literatura encontrada, que apesar do DUA já existir há alguns anos, ainda não existem muitos trabalhos publicados que o aborde e que tenha propostas aplicas em turmas, especialmente em aulas de química. Mas ressalta-se a importância de sua exploração e que novos trabalhados sejam feitos e publicados para auxiliar os professores na tarefa de alcançar uma sala de aula inclusiva em que todos os alunos sintam-se pertencentes e consigam explorar ao máximo seus potenciais-
Descrição: dc.descriptionThe universal design for learning (UDL) was created as an alternative to the traditional model found in classrooms with rigid didactics and which didn’t contemplate the plurality existing in each classroom. This way, some laws and decrees that were essential to guarantee the access and permanence of students with disabilities to schools in regular classrooms aiming at inclusion and supporting their rights were highlighted, as well as some developed works in inclusive perspectives, demonstrating the importance and relevance of them. This work aimed to propose a didactic sequence approaching the content of chemistry about density of substances, for high school students, in which experiments were proposed using multisensory, to work with senses beyond vision and sought to do an analysis about the importance of universal design for learning. A didactic sequence was suggested with three classes containing experiments that use an inclusive perspective with the principles of UDL, and the multisensory in which the objective was to explore sensory channels. The research carried out was qualitative and the results presented looked for contemplate practices that were accessible to all students, regardless of disability or not. The planned classes were described and discussed according to the literature found, which despite the UDL already having a few years, there are still not many published works that approach it and has been applied in classes, especially in chemistry classes. But the importance of its exploration and that new works be done and published to help teachers in the task of achieving an inclusive classroom in which all students feel that they belong and are able to explore their potential to the fullest is underlined-
Descrição: dc.description52 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho universal para aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMultissensorialidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectUniversal design for learning-
Palavras-chave: dc.subjectMultisensory-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Título: dc.titleUtilização do conceito de desenho universal para o desenvolvimento de uma proposta de prática multissensorial no ensino de química para alunos do ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.