“Nas cordas da viola": uma etnografia da arte de “repentear”

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTavares, Julio Cesar de-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783159H9-
Autor(es): dc.contributorSchiavo, Sylvia França-
Autor(es): dc.contributorGiacomini, Sonia Maria-
Autor(es): dc.contributorSantos, Nilton Souza dos-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Ricardo Oliveira de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/351185-
Autor(es): dc.creatorPerdigão, Elaine Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30913-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763359-
Descrição: dc.descriptionNesta dissertação, empreendo uma análise da prática do repente executada por imigrantes nordestinos residentes no Rio de Janeiro. Privilegiou-se o discurso desses cantadores sobre o modo como percebem as mudanças sofridas na poesia cantada e sobre a mudança no perfil do poeta-cantador. Tratou-se, por conseguinte, de analisar a cantoria do repente, a partir das mensagens enviadas nos versos cantados, cuja função é a de valorizar a cultura do Nordeste. Por meio da fala dos cantadores, identifiquei um fluxo de discurso que reivindica a posse de uma arte e de um saber. Conhecimento sobre a poesia nordestina, neste contexto, é um capital acionado para compor alianças entre o grupo de cantadores, e também, para evocar a disputa pela posse legítima dessa arte. Concluo que, desse modo, eles estabelecem suas articulações, compõem uma rede a fim de definir as sanções, os modelos, as formas de valorização e divulgação em torno da arte poética. O discurso voltado para arte da cantoria contempla uma identidade com a obra musical. Assim sendo, a proposta desta pesquisa etnográfica é a de colaborar para uma compreensão atual da poesia do repente dissonante de uma perspectiva estática que tende a equiparar a poesia como produto tradicional, fixo e imutável. A poesia de hoje é resultado de mudanças que impelem uma configuração contemporânea e dinâmica. Nisso reside sua permanência-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation undertakes a review of the practice of a rhyme poetry practiced by immigrants from Northeast living in Rio de Janeiro. We privileged the discourse of these singers on the way they perceive the changes experienced in poetry and singing and on the change in the poet-singer profile. Therefore, this work is about examining the singing of a rhyme from the messages sent in the verses sung, whose function is to enhance the culture of the Northeast of Brazil. Through the speech of the singers I saw a discourse stream that claims ownership of an art and knowledge. Knowledge about the poetry of the Northeast, in this context, is a capital used to form alliances between the groups of singers, and also to evoke the struggle for the legitimate possession of the art. I conclude that in this way, they establish their links, and make up a network in order to define the penalties, models, forms of promotion and dissemination of the poetic art. The argument focused on the art of singing observes an identity with the musical work. Therefore, the purpose of this ethnographic research is to contribute to a current understanding of the rhyme poetry differing from a static perspective that tends to consider poetry as traditional product, fixed and unchanging. Today´s poetry is the result of changes that push on a contemporary setting and dynamic. Herein lies its permanence-
Descrição: dc.description140 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular-
Palavras-chave: dc.subjectRepente-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectCostumes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectRegião nordeste (Brasil)-
Título: dc.title“Nas cordas da viola": uma etnografia da arte de “repentear”-
Título: dc.titleThe strings of rape: an ethnography of art "repentear"-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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