Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brasiliense, Danielle Ramos | - |
Autor(es): dc.contributor | Castellano, Mayra | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Geisa | - |
Autor(es): dc.contributor | Crespo, Juliana Campos Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, João Eduardo Couto de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:05:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:05:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32085 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763346 | - |
Descrição: dc.description | As discussões e debates sobre representação e sobre as construções dos discursos acerca de determinados grupos sociais foram intensamente fomentadas ao longo dos últimos anos. Entre esses grupos, está a comunidade LGBT. No contexto hollywoodiano, personagens homossexuais entram em cena por volta da década de 1960, e, a partir dos anos 1990, ocupam um espaço um pouco maior, começando a aparecer também em protagonismo, após a explosão da AIDS, na década anterior. No entanto, a forma com que são representados esses personagens é carregada de clichês e recorrências advindas do estigma e de ideias estereotípicas. Nos anos recentes, a homossexualidade em protagonismo tem sido narrada, em obras de grandes estúdios, de forma supostamente diferente, que romperia clichês. Essas obras mais atuais, todavia, dividem opiniões a respeito de diversos aspectos de suas narrativas. Por isso, esse trabalho visa, através da análise fílmica de duas obras ligadas à grandes estúdios – uma produção dos anos 90 (Philadelphia, de 1993) e outra muito recente (Call Me By Your Name, de 2017) – analisar de que forma esses elementos constituintes dessas formas de narrar a homossexualidade funcionam em relação à produção de sentidos atrelados à identidades LGBT, e identificar quais desses aspectos representam agentes de manutenção, e quais representam uma ruptura em relação a esses clichês estabelecidos. | - |
Descrição: dc.description | The discussions and debates about representation and about the constructions of discourses around certain social groups were intensely instigated through recent years. Among these groups, is the LGBT community. In the context of Hollywood, homosexual characters enter the picture around the sixties, and, from the nineties on, take on a somewhat bigger space, starting to appear also in protagonism, after the AIDS outbreak, in the decade before that. However, the way in which these characters are represented is loaded with clichés and recurrences that come from stigma and ideas of stereotypes. In recent years, homosexuality in protagonism has been narrated, in productions of major studios, in a supposedly different way, that would break up clichés. These most recent productions, yet, split opinions about many aspects of their narrative. For that reason, this research intends, by film analysis around two productions attached to major studios – a film from the nineties (Philadelphia, from 1993) and another one that’s very recent (Call Me By Your Name, from 2017) – to analyse in which way these elements that are a part of these ways of narrating homosexuality work regarding the production of meaning related to LGBT identities, and identify which of those aspects represent agents of maintenance, and which represent a rupture in relation to these established clichés. | - |
Descrição: dc.description | 57 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hollywood | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philadelphia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Call me by your name | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema americano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minoria sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homosexuality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Film | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hollywood | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philadelphia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Call me by your name | - |
Título: dc.title | A homossexualidade em protagonismo no cinema hollywoodiano | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: