Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Marcos Veríssimo | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Antonio Cândido Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | Salles, Nilva Lúcia Lombardi | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Rafael da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:05:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:05:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5619 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763327 | - |
Descrição: dc.description | O principal objetivo dessa dissertação é avaliar o efeito na aprendizagem, de textos com recursos de vídeos integrados, uma aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sala de aula. Pesquisar os efeitos de tais formatos de texto justifica-se pelo fato de as mídias digitais estarem presentes no cotidiano dos jovens, que são o público alvo do estudo. Pesquisar formas alternativas de mídias educacionais pode representar avanços no processo de ensino e aprendizagem ao tornar mais evidentes quais as melhores formas de utilização desses. Para tanto foi produzido um texto sobre a formação do sistema solar e a energia de fusão nuclear do Sol, em formato EPUB3, o que possibilita qualquer pessoa o acessar nas principais plataformas digitais, com o auxílio de um leitor de e-books. O mesmo material foi utilizado em dois momentos diferentes com os alunos: no primeiro, usamos um texto em formato tradicional, com imagens estáticas. No segundo momento, o mesmo texto escrito foi apresentado aos alunos, mas desta vez com vídeos substituindo algumas das imagens estáticas do primeiro, contendo animações referentes às imagens estáticas que substituíram. Antes e após a aplicação dos dois materiais, foi aplicado um questionário com perguntas referentes ao texto e aos vídeos. A análise dos questionários e opinião dos alunos participantes mostra uma melhora na aprendizagem e desempenho nos testes e sugere que vídeos em materiais digitais têm forte potencial para facilitar o aprendizado de conceitos físicos bastante abstratos e normalmente distantes do cotidiano dos alunos | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | The main goal of this dissertation is to evaluate the effect of digital instructional materials with integrated text and videos, applying therefore an information and communication technology (ICT) in a high school environment. Probing the effects of such materials is justified in that digital media are ubiquitous in young learners lives, the target group of our study. Alternative educational media can lead to advances in the teaching and learning processes if the best strategies for their application is made evident. With that aim, we have produced a digital instructional material about the formation of the solar system and nuclear fusion energy in the Sun in EPUB3 format, which makes it readily accessible in the most important operating systems with the aid of an e-book reader. The same material was used in two different instances: in the first one, we used the text in its most traditional format, consisting only of written text and static images. In the second instance, we handed students the same written text, but with videos replacing some of the static images. The videos contained animations which intended to illustrate the same concepts covered in the static images they replaced. Before and after the application of the two materials, students answered a questionnaire about the written material and about the videos. The analysis of the answers to the questionnaire shows a significant improvement in the understanding of the concepts especially after the study of the materials with the videos, which suggests that videos in digital media can potentially enhance the learning of rather abstract physical concepts which are not usually present in the students’ everyday lives | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema solar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fusão nuclear | - |
Palavras-chave: dc.subject | TICs na sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeos instrucionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais digitais multimídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | EPUB3 | - |
Palavras-chave: dc.subject | E-books | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de astronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema solar | - |
Palavras-chave: dc.subject | TIC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solar system | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nuclear fusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | ICTs in the classroom | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instructional videos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimedia digital materials | - |
Palavras-chave: dc.subject | EPUB3 | - |
Palavras-chave: dc.subject | E-books | - |
Título: dc.title | Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: