O estado da arte da Teoria de Nudge e o estímulo de comportamentos turísticos pró-ambientais: uma revisão sistemática da literatura internacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Osiris Ricardo Bezerra-
Autor(es): dc.contributorMayer, Verônica Feder-
Autor(es): dc.contributorMarques, Osiris Ricardo Bezerra-
Autor(es): dc.contributorGosling, Marlusa de Sevilha-
Autor(es): dc.contributorMondo, Tiago Savi-
Autor(es): dc.contributorMayer, Verônica Feder-
Autor(es): dc.creatorSouza Neto, Valério Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29272-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763311-
Descrição: dc.descriptionOs turistas podem prejudicar o meio ambiente do destino que visitam de muitas maneiras diferentes, como, por exemplo, utilizar produtos descartáveis, consumir água e energia em excesso, não reutilizar de toalhas em meios de hospedagem, evitar reciclagem, entre outras formas. A necessidade urgente de proteger os ambientes de destino do mau comportamento dos turistas levou especialistas acadêmicos e gestores públicos e privados a aplicar algumas iniciativas que ajudam a mudar o comportamento humano. A economia comportamental (EC) contribui para a formulação de políticas públicas e privadas para reduzir esses danos ambientais, tendo em vista que aumentam o poder explicativo ao aplicar fundamentos psicológicos às políticas, e por isso, seu uso é crescente na indústria do turismo. A agenda de nudgings, ou seja, intervenções comportamentais que visam melhorar a tomada de decisão sem coibir demais opções, está convergindo com gestores e legisladores do turismo a medida em que eles estão percebendo que a implementação de nudges leva a redução de custos, maior eficácia de mudanças comportamentais, diminuindo assim os danos ambientais produzidos pelos turistas. No entanto, pouco esforço foi feito para compreender a relação entre nudges e sustentabilidade do turismo. Para preencher essa lacuna, este artigo sistematiza a literatura sobre intervenções de nudge em estudos de turismo e sustentabilidade, por meio das seguintes etapas: (1) definição da questão de pesquisa; (2) formulação dos protocolos de revisão; (3) pesquisa da literatura; (4) extração de publicações relevantes; e (5) sintetizar os resultados. Para análise, utilizou-se do suporte dos softwares VOSViewer, R (com o pacote Bibliometrix) e NVivo, tendo sido adotada uma análise descritiva e uma análise temática dos dados. Os resultados desta investigação apresentam os principais antecedentes disciplinares usados nessas investigações, com países anglo-saxões liderando pesquisas sobre nudges verdes. A abordagem metodológica adotada pelos estudos sobre nudge é limitada e faltam evidências causais. A análise temática categoriza as intervenções e apoia a ideia de que os nudges visam comportamentos inconscientes e conscientes. As intervenções preferidas são aquelas com aplicação de baixo custo, como o reaproveitamento da roupa de cama. As normas sociais são o principal gatilho para desenvolver hipóteses e desenhar nudges. Esta investigação também apresenta os mediadores e moderadores de comportamentos pró-ambientais (CPA) e desenvolve um modelo para projetar nudges na indústria do turismo. Esta pesquisa contribui com a literatura ao oferecer uma revisão sistemática dos estudos sobre os nudges e um modelo conceitual de nudges para diminuir os danos ambientais produzidos pelas atividades turísticas. A presente dissertação fornece uma análise abrangente das relações, perspectivas, métodos e contexto dos estudos, rastreando assim aspectos consistentes relacionados ao turismo. Além disso, na ausência de um framework consolidado, esta pesquisa servirá como uma referência para apoiar pesquisas futuras durante o planejamento de intervenções de incentivo no setor de turismo. Esta revisão não visa resolver o problema da sustentabilidade como um todo, mas sim contribuir para a redução de danos das atividades turísticas, analisando como o nudge pode fazer mudanças concretas, objetivas e mensuráveis.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionTourists can harm the environment of the destination they visit in many different ways, such as using disposable products, consuming excess water and energy, not reusing towels in accommodation facilities, avoiding recycling, among other ways. The urgent need to protect destination environments from tourist misbehaviour has led academic experts and public and private managers to implemente initiatives that help change human behaviour. Behavioural Economics (BE) contributes to the formulation of public and private policies that reduce these environmental damages, given that they increase explanatory power by applying psychological foundations to policies, and therefore, its use is increasing in the tourism industry. The nudging agenda. i.e., behavioural interventions that aim to improve decision-making without curbing other options are converging with tourism managers and legislators as they realise that the implementation of nudges leads to cost reductions and greater effectiveness behavioural changes, thus reducing the environmental damage produced by tourists. However, little effort has been made to understand the relationship between nudges and tourism sustainability. To fill this gap, this article systematises the literature on nudge interventions in tourism and sustainability studies, through the following steps: (1) definition of the research question; (2) formulation of review protocols; (3) literature search; (4) extraction of relevant publications; and (5) synthesize the results. For analysis, we used the support of VOSViewer, R (with the Bibliometrix package) and NVivo software, having adopted a descriptive analysis and a thematic analysis of the data. The results of this investigation present the main disciplinary background used in these investigations, with Anglo-Saxon countries leading research on green nudges. The methodological approach adopted by the nudge studies is limited and causal evidence is lacking. Thematic analysis categorizes interventions and supports the idea that nudges target unconscious and conscious behaviours. The preferred interventions are those with low-cost applications, such as bed linen reuse. Social norms are the main trigger for developing hypotheses and designing nudges. This investigation also introduces mediators and moderators of pro-environmental behaviours (PEB) and develops a model for designing nudges in the tourism industry. This research contributes to the literature by offering a systematic review of studies on nudges and a conceptual model of nudge to reduce the environmental damage produced by tourist activities. The present dissertation provides a comprehensive analysis of the relationships, perspectives, methods, and context of the studies, thus tracking consistent aspects related to tourism. Furthermore, in the absence of a consolidated framework, this research will serve as a reference to support future research when planning incentive interventions in the tourism sector. This review does not aim to solve the problem of sustainability as a whole but rather to contribute to reducing the damage of tourism activities, analysing how nudge can make concrete, objective, and measurable changes.-
Descrição: dc.description142 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia Comportamental-
Palavras-chave: dc.subjectNudge-
Palavras-chave: dc.subjectRedução de danos ambientais-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades turísticas-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão sistemática da literatura-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia-
Palavras-chave: dc.subjectFator ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectBehavioural Economics-
Palavras-chave: dc.subjectNudge-
Palavras-chave: dc.subjectTourism Sustainability-
Palavras-chave: dc.subjectSystematic Literature Review-
Título: dc.titleO estado da arte da Teoria de Nudge e o estímulo de comportamentos turísticos pró-ambientais: uma revisão sistemática da literatura internacional-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.