"Sou da macumba e no feitiço não tenho rival”: a música negra de J. B. de Carvalho e do Conjunto Tupy (1931-1941)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbreu, Martha Campos-
Autor(es): dc.contributorDantas, Carolina Vianna-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Álvaro Pereira do-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Anderson Leon Almeida de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14355-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763292-
Descrição: dc.descriptionPretende-se aqui discutir a vida e a obra do músico negro João Paulo Batista de Carvalho, evidenciando suas experiências como líder do grupo musical denominado “Conjunto Tupy”, na cidade do Rio de Janeiro entre 1931 e 1941. J. B. de Carvalho, como gostava de ser chamado, se destacou ao longo de sua extensa carreira (1931-1979) pela gravação de Pontos de Macumba em fonogramas, e na divulgação das religiões de Terreiro nas rádios e nos outros meios de difusão artística do mundo dos espetáculos. Também participou e organizou shows e espetáculos de macumba, e dirigiu programas radiofônicos em que eram tocadas canções com essa temática, muitas delas gravadas por ele próprio junto com os “Tupys”. Entre 1931 e 1941 comandou o grupo musical “Conjunto Tupy”. Formado por artistas negros e brancos, os músicos do “Conjunto” vestiam-se de índigenas em suas apresentações nos cine-teatros, bailes, casinos, clubs e estações de rádio pela cidade, nas quais cantavam, sobretudo, canções identificadas como “Macumbas”, “Batuques” e “Jongos”. As gravações de J. B. de Carvalho e do Conjunto Tupy, assim como as opiniões criadas em torno delas, sejam as expressas nas críticas dos jornais ou nos escritos de Mario de Andrade, nos levam a pensar sobre as possibilidades e limites da expressão artística e religiosa dos negros durante o pós-abolição no Brasil, principalmente no contexto do cenário da cultura de massas-
Descrição: dc.descriptionIt is intended here to discuss the life and work of the black musician João Paulo Batista de Carvalho, bringing to light his experiences as the leader of the music group called "Conjunto Tupy" in the city of Rio de Janeiro from 1931 to 1941. J. B. de Carvalho, as he liked to be called, stood out during his long career (1931- 1979) for the recording of Pontos de Macumba in phonograms and for promoting Terreiro religions in the radio and other media of artistic propagation in the world of entertainment. He also participated and organized shows and presentations of Macumba and directed radio shows where songs with this theme were played, many of them recorded by himself with the "Tupys". Between 1931 and 1941 he led the music group "Conjunto Tupy". Composed of black and white artists, the musicians of "Conjunto" dressed as indigenous people in their presentations in movie-theaters, balls, casinos, clubs and radio stations throughout the city, in which they sang mostly songs identified as Macumbas, Batuques and Jongos. The recordings of J. B. de Carvalho and “Conjunto Tupy”, as the opinions created around them, expressed in newspaper's reviews or in Mario de Andrade's writtings, makes us think of the possibilities and limits of artistic and religious expression of black people after the slavery abolition in Brazil, mainly in the context of the mass culture scene.-
Descrição: dc.description200 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPós-Abolição-
Palavras-chave: dc.subjectMúsicos Negros-
Palavras-chave: dc.subjectMacumba-
Palavras-chave: dc.subjectAbolição da escravatura, 1888-
Palavras-chave: dc.subjectNegro na música - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectReligião africana-
Palavras-chave: dc.subjectPost-abolition period-
Palavras-chave: dc.subjectBlack musicians-
Palavras-chave: dc.subjectMacumba-
Título: dc.title"Sou da macumba e no feitiço não tenho rival”: a música negra de J. B. de Carvalho e do Conjunto Tupy (1931-1941)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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