Educação, Formação e Trabalho: um estudo sobre a Reforma do Ensino Médio à luz da Teoria Crítica da Sociedade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Valdelúcia Alves da-
Autor(es): dc.contributorRoggero, Rosemary-
Autor(es): dc.contributorAraujo, Flávia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Marcela Felício de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28636-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763279-
Descrição: dc.descriptionA presente Dissertação de Mestrado tem como objeto de estudo a Reforma do Ensino Médio, que institui o ‘Novo Ensino Médio’ conforme designado pelo MEC, regulamentada pela Lei n° 13.415 (BRASIL, 2017), que retoma o projeto educacional de fragmentação e especialização do currículo, sob o argumento da necessidade da qualificação para o trabalho. O suporte teórico- metodológico deste estudo é a Teoria Crítica da Sociedade, na problematização do caráter ideológico da promessa da formação que se volta prioritariamente à qualificação para o trabalho, considerando dois aspectos centrais: vivermos simultânea e contraditoriamente na sociedade do trabalho em crise e da abundância (MARCUSE, 1967; ADORNO, 1995; CROCHIK, 2003a; COSTA, 2005). Nesse sentido, qual será o sentido da escolarização voltada à adaptação ao mundo do trabalho em crise? Qual perfil de estudante egresso pretendido pelo Novo Ensino Médio? Temos como procedimentos metodológicos, fundamentados na Investigação Social Empírica, com ênfase em Adorno, Horkheimer e Marcuse quanto às concepções de pseudoformação, racionalidade tecnológica, ideologia, cultura, sociedade administrada: revisão bibliográfica e análise documental da Medida Provisória (BRASIL, 2016) e Lei n° 13.415 (BRASIL, 2017). Assim, pudemos analisar ao longo deste estudo que os fundamentos filosóficos, políticos e socioculturais, consubstanciados na reforma do ensino médio, preconizam uma proposta formativa de base adaptativa e reproduzem as finalidades da educação impostas pelo mercado, ou seja, pela lógica do capital produtivista. Essa amálgama ideológica, materializada por meio de suas propostas, motivação e relações que estabelece com os diversos setores da sociedade, instrumentaliza a educação, subjuga o sentido político da educação aos interesses mercadológicos – ainda que sob o discurso da neutralidade e modernização. Portanto, concluímos que a Reforma do Ensino Médio não se propõe a viabilizar a formação crítica e emancipadora, mas a servir como instrumento do sistema, forjando subjetividades cativas, expropriadas da possibilidade de resistência à dominação perpetrada pelo capital e cúmplices na manutenção do atual estado de coisas.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis Master's Dissertation has as its object of study the High School Reform, which institutes the 'New High School' as designated by the MEC, regulated by Law No. 13,415 (BRASIL, 2017), which resumes the educational project of fragmentation and specialization of the curriculum, under the argument of the need to qualify for work. The theoretical-methodological support of this study is the Critical Theory of Society, in questioning the ideological character of the promise of training that focuses primarily on qualification for work, considering two central aspects: living simultaneously and contradictorily in the society of work in crisis and of abundance (MARCUSE, 1967; ADORNO, 1995; CROCHIK, 2003; COSTA, 2005). In this sense, what will be the meaning of schooling aimed at adapting to the world of work in crisis? What is the profile of a graduate student intended by New High School? We have as methodological procedures, based on Empirical Social Investigation, with emphasis on Adorno, Horkheimer and Marcuse regarding the concepts of pseudo-formation, technological rationality, ideology, culture, administered society: bibliographic review and document analysis of the Provisional Measure (BRASIL, 2016) and of the Law No. 13,415 (BRASIL, 2017). Thus, we were able to analyze throughout this study that the philosophical, political and sociocultural foundations, embodied in the reform of secondary education, advocate a formative proposal with an adaptive basis and reproduce the purposes of education imposed by the market, that is, by the logic of productivist capital. This ideological amalgam, materialized through its proposals, motivation and relationships it establishes with the various sectors of society, instrumentalizes education, subjugates the political meaning of education to market interests – albeit under the discourse of neutrality and modernization. Therefore, we conclude that the Secondary Education Reform does not propose to make critical and emancipatory education viable, but to serve as an instrument of the system, forging captive subjectivities, expropriated from the possibility of resistance to the domination perpetrated by capital and accomplices in maintaining the current state of stuff.-
Descrição: dc.description208 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectReforma do Ensino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação, Formação e Trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Crítica da Sociedade-
Palavras-chave: dc.subjectReforma do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectHigh School Reform-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Training and Work-
Palavras-chave: dc.subjectCritical Theory of Society-
Título: dc.titleEducação, Formação e Trabalho: um estudo sobre a Reforma do Ensino Médio à luz da Teoria Crítica da Sociedade-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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