Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Adriano Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Julião, Elionaldo Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | Marton, Silmara Lídia | - |
Autor(es): dc.contributor | Leal Júnior, Luiz Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Julio Cesar de Moura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:05:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:05:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15772 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763276 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação é o resultado da pesquisa desenvolvida no curso de mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE- UFF), no Grupo de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (GPEJA), que buscou responder a seguinte questão central: Quais motivos levam idosos a buscar a formação escolar na EJA em uma escola da periferia de Macaé? Para isso realizamos uma pesquisa do tipo qualitativa exploratória, sob a perspectiva de narrativas autobiográficas, que foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas e gravadas em vídeo, realizadas com três alunos idosos da EJA da rede municipal de Macaé, matriculados no e que foram nossos informantes-chave. Para a análise dos dados coletados, dentre outros, utilizamos os seguintes referenciais teóricos: para compreender motivação, nos embasamos na teoria da automotivação de Ryan e Daci (2000) e Bzuneck e Guimarães (2007); para delinear a EJA utilizamos a obra de Paulo Freire (1987). Propusemo-nos, também, construir uma breve análise conjuntural da EJA na atualidade, em especial, na região de Macaé. Assim, além de observarmos as dificuldades enfrentadas pelos alunos idosos para conseguir estudar, encontramos alguns resultados para nossa questão de pesquisa, dos quais destacamos: O incentivo e a companhia de terceiros como elemento motivador para o retorno aos bancos escolares. A vontade de adquirir e ampliar os conhecimentos. O forte desejo de obter o respeito dos mais jovens e da sociedade como um todo, como forma desses indivíduos ampliarem sua participação na comunidade e desenvolverem um censo de pertencimento à própria sociedade | - |
Descrição: dc.description | This dissertation is the result of research developed in the Master's Degree in Education of the Postgraduate Program in Education of the Fluminense Federal University (PPGE-UFF), in the Research Group on Youth and Adult Education (GPEJA), which sought answer the following central question: What reasons lead the elderly to seek school education in the EJA in a school on the outskirts of City of Macaé? Therefore, we conducted qualitative exploratory research, from the perspective of autobiographical narratives, collected through semi- structured interviews, recorded on video, with three elderly students from the EJA of Macaé public school system enrolled at Pedro Adami Public School – in the city mountain area – who became our key informants. For the analysis of the collected data, among others, we used the following theoretical references: to understand motivation, we based our studies on the theory of self-motivation of Daci and Ryan (2000) and Bzuneck and Guimarães (2007). To delineate the EJA we used the work of Paulo Freire (1987). We also proposed to build a brief conjuncture analysis of the EJA today, and especially in the Macaé region. Thus, in addition to observing the difficulties faced by the elderly students to achieve their studies, we found some results for our research question, such as: The incentive and the company of others as a motivating element for the return to school chairs. The desire to acquire and expand knowledge. The strong desire to gain respect from young people and society as a whole and also, as a way for those individuals to broaden their participation in the community and develop a sense of belonging to society itself | - |
Descrição: dc.description | 159 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aluno idoso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Macaé (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elderly student | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth and adult education | - |
Título: dc.title | "A gente nunca acha que é demais aprender" Educação de Jovens e Adultos: motivações de idosos para buscarem formação escolar em Macaé-RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: