Diálogos entre a infância dos educadores e os educadores de infância: dizeres que instituem práticas de formação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLinhares, Célia Frazão Soares-
Autor(es): dc.contributorCPF:33901384715-
Autor(es): dc.contributorVasconcellos, Vera Maria Ramos de-
Autor(es): dc.contributorCPF:30804256772-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783096E1-
Autor(es): dc.contributorOswald, Maria Luiza Magalhães Bastos-
Autor(es): dc.contributorCPF:52543788022-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1181676425547874-
Autor(es): dc.contributorCosta, Valdelúcia Alves da-
Autor(es): dc.contributorCPF:24011333422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3766561922402070-
Autor(es): dc.contributorChaves, Iduína Edite Mont'alverne Braun-
Autor(es): dc.contributorCPF:03684865320-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4787230J0-
Autor(es): dc.creatorReis, Andréa Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-04-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18242-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763268-
Descrição: dc.descriptionThe images represented in the dialogues between teachers childhood and children s teachers had concerned, in the scope of this doctorate research, an attempt to congregate, through pieces of teacher s memories, two categories, that were considered distinct: childhood and teachers. So, we decide to question in this research, the places of memories in childhood teacher s formation. The aim was to work these articulated categories that could help us to understand how the experiences narratives of some infancies (teachers infancies, imagined infancies, infancies on the stories) could change thoughts and affective memories in the process of teacher formation. The W. Benjamin and Bakthin s studies about Narrative and Language had been good tools in the process of analysis of eight interviews in three public institutions of child education in Brazil-Portugal axle. The methodology utilized make possible the construction of analysis indicators capable to illuminate hidden infancies in the voices of these educators. The difficulties of the meeting between teachers childhood and children s teachers had brought the possibility to know, through its narratives of life, the narrow relation about different histories of the childhood on the humanity and coincident histories of teachers childhood in its daily ones. Also, these meetings had brought the chance for these professionals to question the place of childhood, the popular culture and narratives in their educative practices.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionAs imagens representadas nos diálogos entre as infâncias dos educadores e os educadores de infâncias consistiram, no âmbito desta pesquisa de doutorado, numa tentativa de reunir através dos fragmentos de memórias dos professores, duas categorias, até então consideradas distintas: a infância e os educadores. Ao decidimos trazer para esta pesquisa, o questionamento do lugar da memória, da infância e da formação dos professores, nossa intenção era trabalhar a idéia de que essas categorias articuladas poderiam nos ajudar a compreender como as experiências narrativas de algumas infâncias (infância dos professores, infâncias na literatura, infâncias imaginadas) poderiam intervir na dinâmica afetiva e formativa do professor. Os estudos benjaminianos e bakhtinianos em torno dos estudos da Narrativa e da Linguagem foram ferramentas habilidosas no processo de análise das oito entrevistas realizadas em três instituições públicas de educação infantil no eixo Brasil-Portugal. A metodologia em questão possibilitou-nos a construção de indicadores de análise capazes de iluminar as infâncias apagadas ou escondidas nas vozes desses educadores. Os desencontros e os encontros que vieram com as memórias de infâncias dos professores, trouxeram-nos a possibilidade de conhecer, por meio das narrativas de vida desses profissionais, a estreita relação que guardam as diferentes histórias da infância da humanidade e as coincidentes histórias da infância dos professores em seus cotidianos. Também abriram diálogos para o questionamento do lugar da infância, da cultura, e das narrativas populares no contexto de suas práticas educativas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos instituintes-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de educadores-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood-
Palavras-chave: dc.subjectNarrative-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleDiálogos entre a infância dos educadores e os educadores de infância: dizeres que instituem práticas de formação-
Título: dc.titleDialogue between teachers childhood and children s teachers: discourses that institute formation practices-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.