O drama da escrita: os contos em romance negro, de Rubem Fonseca

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Autor(es): dc.contributorChiarelli, Stefania Rota-
Autor(es): dc.creatorMartins Filho, Dejair da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2913-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763265-
Descrição: dc.descriptionPartindo da análise de Romance Negro, de Rubem Fonseca procuramos elaborar um estudo crítico dos sete contos que o compõe, de tal modo que seja possível apontar uma unidade entre eles e correlacioná-los, mediante a compreensão de três pontos principais identificados em toda a obra: a escrita, o noir e o duplo. Na escrita, de forma direta através do papel do escritor presente em quatro contos e a forma como o autor explora os desdobramentos desse ofício de escrever e as variantes que o cercam: leitor, narrador e personagens, e de forma indireta nos três outros textos por meio de elementos que se relacionam à escrita; no que tange ao noir estabelecendo a estreita relação feita entre a figura do escritor, do leitor e do detetive, de maneira que tenhamos essas três unidades concatenadas, em sintonia, no qual o leitor é levado a ser o detetive da história por meio da escrita do texto; e finalmente os fatores permeados pelo duplo, que podem ser divididos em duas categorias: duplo endógeno (duplos que se originam dentro do próprio indivíduo) ou duplo exógeno (duplos provenientes de um outro); desencadeados no livro como “espelhos” dos protagonistas, refletindo suas atitudes perante a sociedade que integram e em que atuam-
Descrição: dc.descriptionA partir del análisis de Romance Negro, de Rubem Fonseca buscamos elaborar un estudio crí-tico de los siete cuentos que lo arregla, por lo que se pueda apuntar una unidad entre ellos y correlacionarlos, a través de la comprensión de tres temas principales identificados en todo el libro: la escrita, el noir y el doble. En la escrita, de manera directa por medio de la función del escritor presente en cuatro cuentos y la forma como el autor explora los desdoblamientos del oficio de escribir y sus variantes al su alrededor: lector, narrador y personajes, y de modo indi-recto en los tres otros textos trayendo consigo elementos que refiéranse a la escrita; con relación al noir estableciendo la estrecha analogía hecha entre la representación del escritor, del lector y del detective, de forma que tenemos eses tres componentes conectados, harmoniosamente en la cual el lector es alzado a ser el detective de la novela por medio del texto; y finalmente los factores permeados por el doble, que pueden ser divididos en dos categorías: doble endógeno (dobles que se originan dentro del propio individuo) o doble exógeno (dobles provenientes de un otro); desencadenados en el libro como “espejos” de los protagonistas, refletando sus acti-tudes delante de la sociedad que constituyen y en que actúan-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectNoir-
Palavras-chave: dc.subjectLeitor-
Palavras-chave: dc.subjectDuplo-
Palavras-chave: dc.subjectRubem Fonseca-
Palavras-chave: dc.subjectFicção brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica-
Título: dc.titleO drama da escrita: os contos em romance negro, de Rubem Fonseca-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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