Processo de alfabetização científica na escola e a formação continuada de professores: um exemplo abordando mudanças de estado físico da água

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorBruno, Ruth-
Autor(es): dc.contributorLuz, Daisy Maria-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Heriédna Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11552-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763256-
Descrição: dc.descriptionA política educacional brasileira, em relação ao ensino de Ciências Naturais, tem incorporado resultados das pesquisas em ensino, ao propor que o estudo do seu conteúdo no Ensino Fundamental contribua para que o estudante desenvolva competências e habilidades que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão (BRASIL, 1997). Além disso, sem a compreensão dos fenômenos naturais e das tecnologias que são intrínsecos ao cotidiano, torna-se impossível pensar em uma formação básica que favoreça aos estudantes uma atuação social como cidadãos críticos. Nesse sentido, o MEC recomenda que o conteúdo das Ciências Naturais seja apresentado aos alunos do 1º Segmento do Ensino Fundamental como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações e para o reconhecimento do homem como parte do universo e como indivíduo, de modo que saibam, a partir dos conhecimentos e procedimentos científicos adquiridos, refletir e intervir sobre questões éticas implícitas nas relações entre Ciência, Sociedade e Tecnologia (BRASIL, 1997). Apesar de essas proposições terem sido apresentadas há mais de uma década, percebe-se, em virtude de vivências no contexto escolar, que o ensino das Ciências Naturais, mais especificamente no que se refere aos anos iniciais da Educação Básica, pouco tem contribuído para a futura atuação dos alunos nessa perspectiva. Em outras palavras, a educação formal não tem contribuído significativamente para o processo de alfabetização ou letramento científico dos estudantes. Assim, se por um lado é indiscutível a contribuição da aprendizagem de temas de Física na formação dos estudantes, por outro, percebe-se que a exploração dos mesmos, como objeto de estudo em aulas de Ciências, tem ficado aquém do esperado. A fim de colaborar para mudanças nesse quadro, neste trabalho é apresentado o relato de uma experiência realizada em parceria com professores do 1º Segmento de Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual do RJ, localizada em Niterói, enfocando a temática ―Mudanças de Estado – o ciclo da água na natureza‖. Desse modo, no início de 2010 foi realizado, através de questionário com perguntas abertas e fechadas, um levantamento junto às professoras da escola supracitada. Os dados obtidos permitiram intensificar o diálogo com as mesmas, resultando no planejamento de um ciclo de oficinas pedagógicas voltadas para a melhoria do ensino de Ciências Naturais e, consequentemente para a melhoria da formação inicial e continuada, respectivamente, de licenciandos em Física e das professoras. Como resultados descatamos: a consolidação do material didático usado na oficina em forma de apostila; a boa receptividade por parte das professoras participantes; a confirmação de que a pouca exploração dos temas de Física no 1º Segmento do Ensino Fundamental se deve, principalmente, à insegurança das professoras em decorrência da forma como a Física foi abordada durante o processo de formação, incluindo o Ensino Médio; a percepção, in lócus, por parte da licencianda sobre o papel do professor de Física na melhoria do ensino de Ciências Naturais do Ensino Fundamental, ou seja, seu papel como formador de futuros educadores-
Descrição: dc.descriptionThe Brazilian educational politics in relation to the teaching of Natural Sciences has incorporated the results on teaching research, so that the study of its content in elementary school helps the student to develop skills and abilities that him to understand the world and act as individual and as a citizen (BRASIL, 1997). However, without the understanding of natural phenomena and technologies that are intrinsic to daily life, it becomes impossible to think of a basic education which favors students’ social action as critical citizens. Thereon, the MEC recommends Natural Sciences contents to be presented to the elementary school 1st segment students as a knowledge that contributes to understanding the world and its transformations and to the recognition of man as part of the universe and as an individual, so that they can, from the acquired scientific knowledge and procedures, reflect and act on ethical issues implicit in the relations among Science, Society and Technology (BRASIL, 1997). Although these propositions have been made for over a decade, it is noticed, due to experiences in the school context, that the Natural Sciences teaching, more specifically with regard to the early years of Basic Education, has little contributed to the future students’ performance in this perspective. In other words, formal education has not significantly contributed to either language or scientific literacy of students. Thus, if on one hand it is undenied the contribution of physics subjects learning in the students’ formation, on the other it is clearly noted that the exploitation of them as an object of study in science classes, has fallen bellow expectations. In order to collaborate to change this picture, this work presents an account of an experiment conducted as a partnership with teachers of the Elementary School first segment at a public school in Rio de Janeiro State, located in Niterói, focusing on the theme "Changes of State - the water cycle in nature". Thus, in early 2010 a survey was conducted, through the application of a questionnaire with open and closed questions, to teachers of the above cited school. The obtained data allowed to intensify the dialogue with them, resulting in a planning cycle of educational workshops aimed at improving the Natural Sciences teaching and thus to improve both initial and permanent teacher education, respectively of physics undergraduates and school teachers. As results, we have: the consolidation of the teaching material used in the workshops, in the form of booklet; the warm reception by the participating teachers; the confirmation that the lack of exploration of the physics themes in the 1st segment of primary education is mainly due to the insecurity of teachers due to the way physics had been discussed during their training process, including in high school; the perception, in locus, by the physics undergraduates about the physics teacher role at improving the teaching of Natural Sciences of elementary school, that is, his role as an educator of future educators-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectScientific literacy-
Palavras-chave: dc.subjectElementary education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher education-
Título: dc.titleProcesso de alfabetização científica na escola e a formação continuada de professores: um exemplo abordando mudanças de estado físico da água-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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