Estabelecimento de práticas gerenciais para apoiar o compartilhamento do conhecimento em equipes virtuais no setor público

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marcelo Gonçalves do-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5516755786380532-
Autor(es): dc.contributorRamos Filho, Américo da Costa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3305607479621540-
Autor(es): dc.contributorRenault, Thiago Borges-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3066311100730283-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8454346362187236-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Elaine Cristina de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28498-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763245-
Descrição: dc.descriptionTítulo: Estabelecimento de práticas gerenciais para apoiar o compartilhamento do conhecimento em equipes virtuais no setor público. Objetivo do trabalho: A abordagem do compartilhamento do conhecimento nas relações de trabalho de uma instituição federal de ensino diz respeito à atuação da equipe baseada em confiança, interação e boa comunicação entre os membros. Consiste em considerar práticas de gestão em uma atuação estratégica da área de pessoal em convergência com a gestão do conhecimento. Neste intuito, o objetivo geral é estabelecer um conjunto de práticas de gestão para o compartilhamento do conhecimento e o processo integrativo nas equipes virtuais de uma instituição federal de ensino. Procedimentos/Método para a solução do problema: Pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, mediante levantamento uso de técnicas de pesquisa documental e de opinião. A coleta de dados foi realizada em duas etapas, sendo que a primeira, envolveu pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Na segunda etapa, buscando a elaboração de um procedimento gerencial, extraiu-se o consenso dos especialistas por meio de questionário semiestruturado com os principais gestores da instituição. A interpretação do material coletado seguiu os ensinamentos da "análise de conteúdo"- segundo a perspectiva de Bardin. Resultados: Estudou-se um conjunto de práticas gerenciais para apoiar o trabalho das equipes virtuais, intensificar o compartilhamento do conhecimento tácito, bem como os indicadores para a sua avaliação. A partir da análise de um conjunto de práticas na literatura-chave e pensadas por meio da interlocução com os gestores, elaborou-se um procedimento gerencial adaptado à instituição. Foram escolhidos os modelos de Batista (2012), recomendações da norma ISO 30.401 (2018) e o Modelo PCMM como sistema de classificação e medição de desempenho. Implicações práticas: O artefato produzido atende à demanda contratada sob medida para o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, referente à solução de um problema previamente identificado a partir da elaboração do planejamento institucional. Caso o modelo proposto seja implementado impactará a área social, uma vez que oferecerá percepções práticas e pragmáticas que ajudarão os gestores a implementar ações relacionadas com gestão do conhecimento na organização. O conhecimento é o principal recurso estratégico para a organização, envolvendo-se em atividades e comportamentos resultantes na integração e inovação da organização. Originalidade e contribuições: A proposta apresentada é original e se desenrola a partir do estudo e da utilização de duas áreas da administração – gestão de conhecimento e gestão de pessoas – como forma de estimular o compartilhamento do conhecimento e o processo integrativo nas equipes de uma instituição pública federal de ensino, ainda que atuando remotamente. Além disso, pode-se disseminar as práticas organizacionais em outras equipes de outras instituições públicas e de ensino. A pesquisa é vinculada à produção e suas contribuições com o ambiente organizacional de fomento à inovação tem aderência com a linha de atuação científico-tecnológica: competitividade, inovação e empreendedorismo. Produção Técnica/Tecnológica: O procedimento gerencial proposto é o principal produto técnico/tecnológico derivado do estudo. Enquadra-se como Processo de Gestão, pertencente ao Eixo 1 – Produtos e Processos. O procedimento apresenta aplicabilidade, pois será validado pelos principais gestores da instituição. As práticas apresentadas no procedimento também trazem inovação, visto que serão desenvolvidas a partir da revisão da literatura, adaptando-as à realidade do setor público, em especial em instituições federais de ensino-
Descrição: dc.descriptionTitle: Establishing management practices to support knowledge sharing in virtual teams in the public sector. Objective: The approach to sharing knowledge in the work relations of a federal educational institution concerns the team's performance based on trust, interaction and good communication between members. It consists of considering management practices in a strategic performance of the personnel area in convergence with knowledge management. In this sense, the general objective is to conceive a set of management practices for the sharing of knowledge and the integrative process in the virtual teams of a federal educational institution. Procedures/method for solving the problem: Qualitative, descriptive and exploratory research, through surveys using documental and opinion research techniques. Data collection was carried out in two stages, the first of which involved bibliographic research and documentary research. In the second stage, seeking the elaboration of a management procedure, the consensus of the specialists was extracted through a semi-structured questionnaire with the main managers of the institution. The interpretation of the collected material followed the teachings of "content analysis" - according to Bardin's perspective. Results: A set of management practices was studied to support the work of virtual teams, to intensify the sharing of tacit knowledge, as well as the indicators for its evaluation. From the analysis of a set of practices in the key literature and thought through dialogue with the managers, a managerial procedure adapted to the institution was elaborated. Batista's models (2012), recommendations of ISO 30.401 (2018) and the PCMM Model were chosen as a performance classification and measurement system. Practical implications: The artifact produced meets the demand contracted to measure for the Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, referring to the solution of a problem previously identified from the elaboration of the institutional planning. If the proposed model is implemented, it will impact the social area, as it will offer practical and pragmatic insights that will help managers to implement actions related to knowledge management in the organization. Knowledge is the main strategic resource for the organization, engaging in activities and behaviors resulting in the integration and innovation of the organization. Originality and contributions: The proposal presented is original and unfolds from the study and use of two areas of administration - knowledge management and people management - as a way to encourage knowledge sharing and the integrative process in the teams of a federal public educational institution, even if acting remotely. In addition, organizational practices can be disseminated to other teams in other public and educational institutions. Research is linked to production and its contributions to the organizational environment for fostering innovation adhere to the scientific-technological line of action: competitiveness, innovation and entrepreneurship. Technical/Technological Production: The proposed management procedure is the main technical/technological product derived from the study. It fits as a Management Process, belonging to Axis 1 – Products and Processes. The procedure presents applicability, as it will be validated by the main managers of the institution. The practices presented in the procedure also bring innovation, since they will be developed from the literature review, adapting them to the reality of the public sector, especially in federal educational institutions-
Descrição: dc.description133 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento tácito-
Palavras-chave: dc.subjectEquipe virtual-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectSetor público-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Palavras-chave: dc.subjectGestão pública-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge management-
Palavras-chave: dc.subjectTacit knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual team-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectHuman resources-
Título: dc.titleEstabelecimento de práticas gerenciais para apoiar o compartilhamento do conhecimento em equipes virtuais no setor público-
Título: dc.titleEstablishing management practices to support knowledge sharing in virtual teams in the public sector-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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