Políticas curriculares e formação de professores: uma análise a partir do currículo mínimo no contexto do Curso Normal do Estado do Rio de Janeiro.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNajjar, Jorge Nassim Vieira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Waldeck Carneiro da-
Autor(es): dc.contributorAraujo, Flávia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.contributorLopes, Alice Casimiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2550150622620071-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9347392496995337-
Autor(es): dc.creatorGama, Silvana Malheiro do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15410-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763202-
Descrição: dc.descriptionOs anos 2000 têm sido palco de definição de políticas educacionais, com destaque especial às políticas curriculares que buscaram a regulação e normatização do currículo dos cursos de formação dos profissionais do magistério. Nessa esteira, tais políticas também ocuparam lugar privilegiado nas ações da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, através da adoção de um currículo mínimo no âmbito do Curso Normal. A presente pesquisa debruçou-se sobre a análise dessa política, no contexto da produção do texto curricular, buscando levantar elementos que caracterizassem o processo de elaboração do documento, sob a análise de como se deu o processo de seleção de seus elaboradores, quais foram os sentidos atribuídos aos documentos por esses sujeitos e, finalmente, como esse conjunto de elementos contribuem para a reflexão sobre a produção dessa política curricular no âmbito do Curso Normal. O currículo mínimo foi regulamentado pelo Decreto 42.793 de 06 de janeiro de 2011 que estabelece programas para o aprimoramento e valorização dos servidores públicos. Nesse Decreto já havia a indicação de que a elaboração do currículo mínimo caberia a SEEDUC, juntamente com representantes da classe docente. É importante ressaltar que o currículo mínimo constitui-se como uma das estratégias do Planejamento Estratégico da SEEDUC que estabelece metas a serem atingidas no âmbito da educação estadual, sendo a principal delas incluir o Rio de Janeiro entre as cinco melhores posições no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em 2014 e chegar à primeira posição até 2023. Nesse sentido, caracterizar o processo de produção do texto curricular para o Curso Normal exige extrapolar a arena de elaboração do documento, uma vez que tal processo estará tangenciado com discussões sobre a autonomia docente, a adoção de um currículo organizado por competências e o contexto gerencialista em que tal política se insere. Para essa análise nos aproximamos da abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e Richard Bowe. O ciclo de políticas vem sendo utilizado como referencial analítico útil para analisar a trajetória de políticas sociais e educacionais. No entanto, é importante ressaltar que a opção em privilegiar o contexto da produção de texto não põe em risco a compreensão de que as políticas curriculares são processos de negociação complexos, nos quais contextos como a produção dos dispositivos legais, a produção dos documentos curriculares e o trabalho dos professores devem ser entendidos como associados-
Descrição: dc.descriptionThe years 2000 have been the stage of definition of educational policies, with special emphasis on the curricular policies that sought the regulation and normatization of the curriculum of the training courses of the teaching profession. In this wake, these policies also occupied a privileged place in the actions of the State Department of Education of Rio de Janeiro, through the adoption of a minimum curriculum within the scope of the Normal Course. The present research focused on the analysis of this policy, in the context of the production of the curricular text, seeking to raise elements that characterize the document elaboration process, under the analysis of how the process of selection of its processors occurred, what were the Senses attributed to the documents by these subjects and, finally, how this set of elements contribute to the reflection on the production of this curricular policy in the scope of the Normal Course. The minimum curriculum was regulated by Decree 42,793 of January 6, 2011 that establishes programs for the improvement and valorization of public servants. In that Decree there was already an indication that the elaboration of the minimum curriculum would fall to SEEDUC, together with representatives of the teaching class. It is important to emphasize that the minimum curriculum is one of the strategies of the SEEDUC Strategic Plan that establishes goals to be achieved in the scope of state education, the main one being to include Rio de Janeiro among the five best positions in the Index of Development of Basic Education in 2014 and reach the first position until 2023. In this sense, characterizing the production process of the curricular text for the Normal Course requires extrapolating the arena of elaboration of the document, since this process will be tangled with discussions about autonomy Teacher, the adoption of a curriculum organized by competencies and the managerial context in which such a policy is embedded. For this analysis we approach Stephen Ball and Richard Bowe's policy cycle approach. The policy cycle has been used as a useful analytical framework to analyze the trajectory of social and educational policies. However, it is important to emphasize that the option of privileging the context of text production does not jeopardize the understanding that curricular policies are complex negotiation processes, in which contexts such as the production of legal devices, the production of curricular documents and The work of teachers should be understood as associates-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica curricular-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectCurso Normal-
Palavras-chave: dc.subjectCurricular policy-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectNormal cours-
Título: dc.titlePolíticas curriculares e formação de professores: uma análise a partir do currículo mínimo no contexto do Curso Normal do Estado do Rio de Janeiro.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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