O professor em cena e o trinômio cuidar/brincar/educar: trajetórias do programa Criança na Creche do município de Niterói

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraujo, Flávia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.contributorMocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Waldeck-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Fernando de Souza-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Patrícia Gomes Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23827-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763201-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo investigar o processo de entrada do professor habilitado nas creches do Programa Criança na Creche da Rede Municipal de Educação de Niterói, a partir da determinação apontada pela LDBEN 9.394/96, identificando os principais entraves, avanços e desafios do Programa, os possíveis impactos na atividade pedagógica a partir da chegada do professor habilitado, assim como a relação do trabalho docente com a ressignificação do trinômio cuidar, brincar e educar na educação infantil. Até pouco tempo, pessoas sem formação específica atuavam nas creches, onde o assistencialismo sobrepujava o educar. Com a vigência da LDBEN 9.394/96, passou-se a exigir a formação docente como pré-requisito para a atuação nas salas de Educação Infantil. Para a realização deste estudo, foram realizados levantamento e análise documental dos principais documentos oficiais nacionais e municipais referentes à Educação Infantil, tais como as legislações vigentes, portarias, referenciais curriculares etc., em um movimento que vai do macro ao micro na pesquisa teórica e empírica. Recuperou-se a trajetória das políticas de atendimento na Educação Infantil, especificamente, das creches comunitárias conveniadas à Rede Municipal de Educação de Niterói por meio do Programa Criança na Creche. Foram também realizadas entrevistas com profissionais da Educação que atuaram como Diretores do Programa Criança na Creche e como Secretários/as de Educação que mobilizaram mudanças na gestão do referido Programa, a fim de estabelecer articulações entre discursos e práticas, problematizando as questões da pesquisa e tendo como fio condutor o objetivo geral deste trabalho. A presente pesquisa discute a formação dos profissionais que atuam nas creches conveniadas à Rede Municipal de Educação de Niterói e a necessidade de ser um professor reflexivo na contemporaneidade, compreendendo a reflexividade como um caminho de luta por justiça social.-
Descrição: dc.descriptionThe present research aims to investigate what happens in the day care centers of the Programa Criança na Creche (Chidren in the Day Care Center Program) in the Municipal Education System of Niterói when graduated teachers become part of the working group of professionals, under the determinations of the Brazilian Law for Education (LDBEN 9.394/96). Mostly, we aim to identify the main obstacles, advances and challenges of the Program, as well as the possible impact of the graduated teachers’ arrival in the pedagogical activities of the centers and its consequence to the relationship between the teaching work and the resignification of the trinomial caring, playing and educating in early childhood education. Until recently, people without specific training could work as teachers in day care centers, where most of the activities used to be those of assistance over those of education. Since the validity of the law LDBEN 9.394/96, the teacher training in graduation courses has become a prerequisite for the performance in the Children's Education rooms. In order to fulfill the objectives of the present research, an extensive documental analysis has been carried out on the main official papers that regulate early Childhood Education both nationally and locally, such as the valid legislation, curricular reference documents and other prescriptions, in a movement that comes from macro to micro in the theoretical and empirical research. The trajectory of the care policies in early Childhood Education was recovered, specifically, those of the Community Nurseries associated to the Chidren in the Day Care Center Program in the Municipal Education System of Niterói. Interviews were also conducted with education professionals who acted as Directors of the Chidren in the Day Care Center Program and as Secretaries of Education, who promoted changes in the management of the Program, in order to establish articulations between discourses and practices, problematizing the questions of the research and having as a guiding thread the general objective of this work. This research discusses the importance of early Childhood Education as the first stage of Basic Education, the professional development of the teachers that work in the Day Care Center associated to the Municipal Education System of Niterói, as well as the relevance of those teachers on the everyday pedagogical work and the need for reflexive teachers nowadays, taking reflection as a path in the struggle for social justice.-
Descrição: dc.description150f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Criança na Creche-
Palavras-chave: dc.subjectCreche-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCreche-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectChidren in the Day Care Center Program-
Palavras-chave: dc.subjectNursery-
Palavras-chave: dc.subjectEarly Childhood Education-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers Professional Development Programs-
Título: dc.titleO professor em cena e o trinômio cuidar/brincar/educar: trajetórias do programa Criança na Creche do município de Niterói-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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