Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDaflon, Verônica Toste-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Renata de Sá-
Autor(es): dc.contributorRios, Flávia Mateus-
Autor(es): dc.contributorPetry, Hélène Cécile-
Autor(es): dc.creatorSilva, Lucas Peres Marques da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:05:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:05:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10512-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763177-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investiga do ponto de vista construtivista de gênero de que forma é construído discursivamente e socialmente gênero na escola e em livros didáticos, como são representados e reproduzidos nos livros as relações de gênero e como isso pode influenciar na construção de identidades de meninos e meninas determinando ou não o modo como irão tornar-se homens e mulheres. Baseado em estudos anteriores sobre livros didáticos, no conceito de gênero desenvolvido por Connell (2016) analisa-se textos e imagens do livro didático do 5º do ensino fundamental a fim de refletir sobre a construção de masculinidades e feminilidades dentro do contexto escolar e principalmente como elas aparecem sendo representadas no material didático em questão-
Descrição: dc.descriptionThis work studies from the constructivist gender´s point of view in what way gender is constructed discursively and socially in schools and textbooks, how gender relations are represented and reproduced in books and how this can influence in the construction of identities of boys and girls determining whether or not they will become men and women. Based on previous studies on textbooks and in the concept of gender developed by Connell (2016), texts and images from the textbook of 5th grade are analyzed in order to reflect on the construction of masculinities and femininities within the school context and mainly how they are represented in the didactic material in question-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução-
Palavras-chave: dc.subjectSocial-
Palavras-chave: dc.subjectMasculinidades-
Palavras-chave: dc.subjectFeminilidades-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectTextbook-
Palavras-chave: dc.subjectConstruction-
Palavras-chave: dc.subjectSocial-
Palavras-chave: dc.subjectMasculinities-
Palavras-chave: dc.subjectFeminities-
Título: dc.titleGênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.