A evolução da corrida espacial: uma sequência didática interdisciplinar no ensino de Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Vitor Acioly-
Autor(es): dc.contributorSigaud, Lucas Mauricio-
Autor(es): dc.contributorCunha, Ricardo Fagundes Freitas da-
Autor(es): dc.creatorPeixoto, Danillo Scoralich de Amorim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30380-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763159-
Descrição: dc.descriptionDurante a Guerra Fria, entre os anos de 1947 e 1991, houve grandes investimentos em ciências e tecnologias entre ambos os lados ideológicos, o Capitalismo e o Socialismo, de forma a gerar impactos sociais e científicos em diversas sociedades pelo mundo. O presente trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Física tem como intuito apresentar uma proposta de sequência didática de caráter interdisciplinar para professores de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental e Ensino Médio sobre as influências da corrida espacial no desenvolvimento científico e tecnológico. Destacando as perspectivas em respeito a Aprendizagem Significativa de David Ausubel e da Metodologia Dialógica defendida por Paulo Freire, como também as abordagens metodológicas empregada nos novos livros didáticos integradores do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) e com enfoque nas concepções nacionais da educação brasileira: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).-
Descrição: dc.descriptionDuring the Cold War, between 1947 and 1991, significant investments were made in science and technology by both ideological sides, capitalism and socialism, with the aim of generating social and scientific impacts in societies worldwide. The purpose of this Physics Degree final project is to propose a physical application and a didactic sequence with an interdisciplinary approach for Natural Sciences teachers in primary and secondary education, focusing on the influence of the space race on scientific and technological development. The project emphasizes the perspectives of meaningful learning as proposed by David Ausubel and the dialogical methodology advocated by Paulo Freire. Additionally, it incorporates the methodological approaches used in the recently approved integrative high school textbooks under the Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), aligning with the national educational conceptions in Brazil, including the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).-
Descrição: dc.description80 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCorrida Espacial-
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinar-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia Dialógica-
Palavras-chave: dc.subjectCorrida Espacial-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinar-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia Dialógica-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectSpace Race-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic Sequence-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful Learning-
Palavras-chave: dc.subjectDialogic Methodology-
Título: dc.titleA evolução da corrida espacial: uma sequência didática interdisciplinar no ensino de Física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.