Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Denise Tavares da | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Renata de Rezende | - |
Autor(es): dc.contributor | Siqueira, Denise da Costa Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Alexandre Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:04:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:04:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10177 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763150 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação foca nas duas temporadas da série Cosmos (1980; 2014), tendo como objetivo central analisar suas estratégias narrativas e de linguagem na perspectiva de discutir como estas buscam promover a racionalidade científicae, concomitantemente, divulgar a ciência e sua importância para a compreensão do mundo em que vivemos e para além dele, ou seja, o próprio universo.Para tanto, a pesquisa vale-se, principalmente, de autores como Agnes Heller, Mikhail Bakhtin, Michel Maffesoli, Juremir Machado, Marcelo Gleiser e Benvenido León, pois seu percurso metodológico problematiza questões relacionadas ao cotidiano, aos dialogismos e gêneros discursivos, ao imaginário e, também,à construção narrativa do audiovisual de não-ficção de temática científica. Interessa, em especial, os modos como a série busca “atingir o imaginário” social, articulando em seu discurso narrativo dísticos como ciência e crença e/ou razão e emoção, construindo, paradoxalmente, uma visão poética e espiritualista do empreendimento científico. Destaca-se, também, que a dissertação tem em seu horizonte abordar a relação do audiovisual com a popularização da ciência. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This dissertation focuses on the series Cosmos (1980; 2014) and aims to analyse the narrative and the language seeking to discuss the scientific rationality, promote the science and explain how important it is to understand the world that we live and the universe. This research uses as a base the work of authors as Agnes Heller, Mikhail Bakhtin, Michel Maffesoli, Juremir Machado, Marcelo Gleiser and Benvenido León, which his methodological route approach daily questions, dialogism and discursive genre to the construction of the audiovisual narrative in the non-fiction science-themed. This dissertation also approach how the series Cosmos aims to reach the social imaginary using paradoxical concepts as science and belief and reason and emotion, building a poetic and spiritualistic vision of the science. The research focuses on the relation between audiovisual and the dissemination of science. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cosmos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audiovisual de não-ficção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Séries - Documentários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimeio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cosmos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-fiction audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Daily | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginary | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific dissemination | - |
Título: dc.title | Cotidiano, imaginário e o discurso da ciência na série de TV Cosmos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: