Serviço Social articulado com a política de educação: um olhar sobre a insuficiência escolar, fator de desigualdades

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrito, Felipe-
Autor(es): dc.contributorPicolo, Ramiro Dulcich-
Autor(es): dc.contributorMelo, Wanderson Fábio de-
Autor(es): dc.contributorBrito, Felipe-
Autor(es): dc.creatorCouto, Athilane dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29866-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763146-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta as complexidades existentes na articulação do Serviço Social com a Educação. O debate sobre o Serviço Social na Educação vem se intensificando na agenda da categoria profissional, sendo reconhecida a importância da atuação dos assistentes sociais em diferentes espaços sócio-ocupacionais. A Educação mediante as relações de poder tem servido como instrumento reprodutor de uma sociedade excludente, na qual inclusão e exclusão caminham próximos, nesse sentido o trabalho torna-se necessário para colaborar a fundamentar a construção de alternadas formas de enfrentamento desse processo de exclusão que se apresentam como demanda para o trabalho do assistente social. O trabalho demonstra que o Serviço Social identifica a Dimensão Educativa no seu exercício profissional como capacidade do Assistente Social de suscitar reflexões nos usuários e demais indivíduos envolvidos no seu exercício profissional. O Assistente Social torna-se essencial no enfrentamento das questões sociais que permeiam o processo educacional.-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents the complexities that exist in the articulation of Social Service with Education. The debate on Social Work in Education has been intensifying on the agenda of the professional category, with the importance of the performance of social workers in different socio-occupational spaces being recognized. Education through power relations has served as a reproductive instrument of an exclusionary society, in which inclusion and exclusion go hand in hand, in this sense the work becomes necessary to collaborate to support the construction of alternate ways of coping with this exclusion process that present as a demand for the work of the social worker. The work demonstrates that the Social Service identifies the Educational Dimension in its professional practice as the capacity of the Social Worker to raise reflections in users and other individuals involved in their professional practice. The Social Worker becomes essential in facing the social issues that permeate the educational process.-
Descrição: dc.description46 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherRio das Ostras-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectServiço Social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectQuestão social-
Palavras-chave: dc.subjectDimensão educativa-
Palavras-chave: dc.subjectServiço Social-
Palavras-chave: dc.subjectAssistente social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectProfissional-
Palavras-chave: dc.subjectQuestão social-
Palavras-chave: dc.subjectSocial work-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSocial issues-
Palavras-chave: dc.subjectEducational dimension-
Título: dc.titleServiço Social articulado com a política de educação: um olhar sobre a insuficiência escolar, fator de desigualdades-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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