
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lopes Filho, Ozéas Corrêa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Porto, Paola de Andrade | - |
| Autor(es): dc.contributor | Hansen, Gilvan Luiz | - |
| Autor(es): dc.creator | Pratti, Fernando Gonçalves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:04:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:04:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7853 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763144 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho busca tratar de tema sensível à sociedade, qual seja, segurança pública,violência policial e liberdade. O tema principal e condutor do trabalho, será o instituto da prisão em flagrante, analisado sob a ótica das balizas constitucionais. Deste modo, o tema será analisado com especial atenção à evolução dos Princípios Constitucionais no pós 1988, ano de promulgação da Constituição Federal, as mudanças da legislação penal ao longo do tempo e ainda como os juízes vem aplicando a lei e os mandamentos constitucionais. Para tal, será discutido o momento em que surgem os princípios constitucionais vigentes, com foco nos princípios constitucionais aplicáveis ao processo penal, discussões acerca da previsão legal e doutrinária do instituto da prisão em flagrante e análise de jurisprudência para elucidar o modo que o Poder Judiciário vem tratando o tema. Construído este arcabouço, será possível discutir de que modo a prisão é utilizada como ferramenta de controle social e econômico, e instrumento de marginalização e segregação da população mais pobre, principalmente jovens e negros. E. ainda de que modo esta prática se reveste de caráter de política de segurança pública e desemboca na violência policial. | - |
| Descrição: dc.description | The present term paper seeks to deal with a sensitive issue to society, namely, public safety, police violence and freedom. The main theme and commander of the work will be the Arrest in flagrante, analyzed from the point of view of constitutional beacons. In this way, the theme will be analyzed with special attention to the evolution of the Constitutional Principles after 1988, the year of the promulgation of the Federal Constitution, changes in criminal legislation over time and how judges have been applying the law and constitutional orders. To that end, it will be discussed the moment in which the constitutional principles in force, with focus on the constitutional principles applicable to the criminal proceedings, discussions on the legal and doctrinal prediction of the institution of the arrest in flagrant and analysis of jurisprudence to elucidate the way that the Judiciary Branch has been discussing the theme. Once this framework has been built, it will be possible to discuss how prison is used as a tool for social and economic control, and an instrument of marginalization and segregation of the poorest population, especially young and black. And yet in what way this practice is of public security policy and leads to police violence. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Princípios constitucionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processo penal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prisão cautelar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prisão em flagrante | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Segurança pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Princípios constitucionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processo penal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prisão cautelar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prisão em flagrante | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Segurança pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Constitutional principles | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criminal proceedings | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Precautionary arrest | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arrest in flagrante | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public security | - |
| Título: dc.title | Os limites constitucionais da prisão em flagrante | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: