Diagnóstico de arquivos da Prefeitura Municipal de Niterói: elementos para o estabelecimento da gestão de documentos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchimidt, Clarissa-
Autor(es): dc.contributorMattos, Renato de-
Autor(es): dc.contributorTognoli, Natália Bolfarini-
Autor(es): dc.creatorSilva, Letícia Bastos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22880-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763112-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa demonstra como a gestão de documentos se faz necessária dentro de uma instituição, seja ela pública ou privada e os problemas existentes acerca da ausência deste programa. Apresenta o conceito de gestão de documentos, seu desenvolvimento em meio internacional e nacional, suas fases e seus procedimentos. Conceitua protocolo e arquivo corrente com o objetivo de ressaltar a importância dos seus devidos funcionamentos e da interação entre ambos. Discorre sobre as metodologias: classificação e avaliação de documentos de arquivo e seus instrumentos, além de seus objetivos e os benefícios trazidos pelo exercício destas funções arquivísticas. Contextualiza a Prefeitura Municipal de Niterói e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade e descreve as características de seus arquivos: o arquivo do Gabinete da Secretaria, o Arquivo Urbanístico de Arquitetura Ruth Aono ou “Arquivo de Plantas” e o Arquivo Geral. Elabora um diagnóstico baseado nas falhas encontradas nos acervos. Propõe a adoção de diretrizes para a implementação de uma efetiva gestão de documentos, a princípio, no Gabinete para que posteriormente seja desenvolvida em toda a Secretaria e Prefeitura. Conclui que para que haja o tratamento dos documentos de arquivo, os procedimentos da gestão de documentos devem ser realizados desde o momento de produção. Ressalta a necessidade da adoção e interesse por parte das autoridades competentes para que seja possível o início de uma mudança nos arquivos da instituição.-
Descrição: dc.descriptionThe research demonstrates how records management is needed within an institution, be it public or private, and the existing problems about the absence of this program. It presents the concept of records management, its development in international and national context, its phases and its procedures. It conceptualizes protocol and current archive in order to emphasize the importance of their proper functioning and the interaction between both. It discusses the methodologies: classification and appraisal of archival documents and their instruments, besides their objectives and the benefits brought about by the exercise of these archival functions. It contextualizes the Niterói Cityhall and the Municipal Secretary of Urbanism and Mobility and describes the characteristics of its archives: the Cabinet Archive of the Secretary, the Urban Architecture Archive Ruth Aono or "Archive of Plants" and the General Archive. It elaborates a diagnosis based on the errors found in the archive group. It proposes the adoption of guidelines for the implementation of an effective records management, in principle, in the Cabinet so that it can be later developed throughout the Secretary and City Hall. It concludes that for the handling of archival documents, records management procedures must be performed from the time of production. It underscores the need for adoption and interest on the part of the competente authorities to allow the beginning of a change in the institution's archives.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de documentos-
Palavras-chave: dc.subjectArquivo do Gabinete da Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade-
Palavras-chave: dc.subjectArquivo Urbanístico de Arquitetura Ruth Aono-
Palavras-chave: dc.subjectArquivo Geral-
Palavras-chave: dc.subjectDiretrizes-
Palavras-chave: dc.subjectArquivologia-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de documento-
Palavras-chave: dc.subjectRecords management-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói City Hall-
Palavras-chave: dc.subjectMunicipal Secretary of Urbanism and Mobility-
Palavras-chave: dc.subjectCabinet Archive-
Palavras-chave: dc.subjectUrban Architecture Archive Ruth Aono-
Palavras-chave: dc.subjectGeneral Archive-
Palavras-chave: dc.subjectGuidelines-
Título: dc.titleDiagnóstico de arquivos da Prefeitura Municipal de Niterói: elementos para o estabelecimento da gestão de documentos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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