A correlação entre desempenho acadêmico versus desempenho profissional um estudo de caso em um curso Engenharia Metalúrgica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, André-
Autor(es): dc.contributorLacerda, Pitias Teodoro-
Autor(es): dc.contributorThielmann, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorCrisóstomo, Julia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4740-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763108-
Descrição: dc.descriptionO objetivo central desta pesquisa é verificar se há correlação entre o desempenho acadêmico e o desempenho profissional (mensurado através dos rendimentos salariais) dos alunos formados em engenharia metalúrgica no período de 2000 à 2005 na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda EEIVR). No levantamento bibliográfico, desta case que não há uma construção teórica sedimentada sobre o assunto na literatura, havendo a predominância de estudos de casos relativos a egressos de cursos ou universidades específicas. O método utilizado foi o Estudo de Caso, e as técnicas de pesquisas utilizadas para coleta de dados foram: análise documental, entrevistas semi-estruturadas (Coordenador, Chefe de Departamento e um Professor de engenharia metalúrgica) e aplicação de questionários aos ex-discentes, via e-maiI. O número total de formandos no período pesquisado foi de 142, para os quais foram enviados os questionários eletrônicos, sendo que 44 retornaram. Os resultados mais relevantes da pesquisa indicam uma convergência de opiniões do Coordenador, Chefe de Departamento e Professor de engenharia metalúrgica no sentido de considerar que os alunos ingressam imaturos na Universidade e que o Coeficiente de Rendimento (CR) dos alunos é uma indicação boa, mas o CR alto não é uma garantia que o aluno terá um melhor desempenho profissional. Em relação, aos resultados do questionário proposto aos egressos, o que se verificou é que os mesmos a aliam de maneira positiva a formação recebida da EEIMVR Quanto a atual situação profissional dos engenheiros metalúrgicos constatou-se que a parcela mais significativa dos egressos (75%) atua profissionalmente como engenheiro. A educação continuada foi realizada por 58% da amostra pesquisada. Em relação a possível existência da correlação entre o desempenho acadêmico e o desempenho profissional, não foi encontrada uma correlação direta entre estas variáveis. Entretanto, foi possível verificar que a incidência de alunos com maiores salários é maior com os egressos que tiveram CR maiores. Conclui-se, no âmbito desta amostra que apesar de não haver uma corre ação direta entre CR e sucesso profissional (quantificado via salário recebido), os alunos que possuem os CR's mais elevados tê maiores possibilidades de receber rendimentos mais elevados no trabalho-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this study is to erify the existence of a correlation between students! academic performance and their subsequent professional performance (measured by the individual's income.) The study emp oyed da a of students ha graduated bet een 200 and 2005 at the etallurgical Engi eering Uni ersity of olta Redonda -- Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda EEI R). In the literature research it stands ou that there is no generic theoretical construct yet that ould establish the performance correlation herein studied. The majority of studies published focus on performance correlation studies at very specific courses or uni ersities. The methods herein employed include Caso Studies and data collection techniques such as document analysis, semi-structural inte T'e (with Coordinator, Head of Department, and a etallurgical Engineering professor), and the submittal via email of questionnaires to the uni ersity's graduates, 142 questionnaires were sent to the graduates in the period studied, of ruch 44 were fi led out and retumed. The m relevant results of the research indicate a convergence of opinions amongst the Coordinator, the Head of Department, and the etallurgical Engineering Professor. They concur that the students were less mature when they began their studies at the Uni rersity and that h student's Grade Point A erage (GPA as a good 'ndicator but not necessarily a measure of certainty that a student will ha e a better professional performance. Based on the results of questionnaires presented to the graduates it is clear that the majority considered positi e e training received at EEI VR. With regard to their current professional status the data sho that the majority ofthe graduates (75%) do in fact hold an Engineering position. In addition 58% of the responding graduates indicated that they had participated in some kind of post - graduation continuing education activity. However, the existence of a correlation between the variables that indicate academic performance and the ariables that indicate professional performance could not be established. Nevertheless, it was possible to verify a higher incidence of graduates with higher income for graduates having higher GPAs. The conclusion for the samples studied is that in spite of the fact that there was no direct correIation found between the GPA and the professional success of the graduates (quantified by their earnings), the graduates with higher GPAs have a higher probability for higher earnings-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia metalurgica-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho acadêmico-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEgressos-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia metalúrgica-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho profissional-
Palavras-chave: dc.subjectMetallurgical engineering-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic performance-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional performance-
Palavras-chave: dc.subjectGraduates-
Título: dc.titleA correlação entre desempenho acadêmico versus desempenho profissional um estudo de caso em um curso Engenharia Metalúrgica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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