Estratégia de educação ambiental com teatro de bonecos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorXavier, Aurelízia Maria Lemos-
Autor(es): dc.contributorPinho, Maria de Fátima Brandão-
Autor(es): dc.contributorCanto, Fábio Barrozo do-
Autor(es): dc.contributorSantos, Márcio Machado dos-
Autor(es): dc.creatorValeriano, Jessica do Prado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29496-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763098-
Descrição: dc.descriptionA importância da água não é devidamente valorizada pelo ser humano, que a usa sem sustentabilidade e ainda polui suas fontes. Na cidade de Niterói há um sistema lagunar que vem sendo afetado principalmente pelo despejo de esgoto, o que nos leva a refletir sobre o auxílio da educação ambiental na discussão da degradação promovida pelo ser humano. A educação ambiental crítica deve ajudar o aluno a aprender sua relação com a natureza e identificar, problematizar e tomar atitudes diante de conflitos ambientais, tendo consciência de seu papel em atitudes individuais e coletivas. O objetivo do trabalho foi elaborar estratégia didática de educação ambiental crítica sobre a preservação da água com material didático lúdico. Para tal foram desenvolvidos um texto teatral, um vídeo utilizando teatro de bonecos como recurso lúdico e uma estratégia didática orientados por princípios da teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. O texto teatral criado, intitulado “Para onde foram os peixes?”, foi inspirado no caso das lagoas de Niterói. A história envolve uma adolescente, que intrigada pela diminuição dos peixes na lagoa busca respostas com o seu professor de ciências. A estratégia elaborada consiste no levantamento de concepções prévias dos alunos sobre os conceitos encontrados no texto e após assistirem ao vídeo do teatro de bonecos é proposta a discussão dos problemas e suas possíveis soluções. O entretenimento produzido pelo teatro de bonecos gera diversão, apresenta conceitos e conecta os alunos ao tema, criando interesse e atenção necessários para a aprendizagem significativa. Concluímos que a orientação teórico-metodológica usada na criação do recurso e da estratégia didática foi fundamental para estruturar a potencial participação ativa dos alunos na identificação e resolução de problemas relacionados a água.-
Descrição: dc.descriptionThe importance of water is not properly recognized by the human being, who uses it without sustainability and still pollutes its sources. In the city of Niterói there is a lagoon system that has been affected mainly by the discharge of sewage, which leads us to reflect on the help of environmental education in the discussion of degradation promoted by humans. Critical environmental education should help students to know their relationship with nature and to identify, problematize and act in the face of conflicts faced, being aware of their role in individual and collective attitudes. The objective of this work was to develop a didactic strategy for critical environmental education on water preservation with ludic educational material. To this end, a theatrical text, a video using puppet theater as a ludic resource and a didactic strategy were developed, guided by the principles of the theory of meaningful learning according to Ausubel. The theatrical text created, entitled “Where did the fish go?”, Was inspired by the case of the lagoons of Niterói. The story involves a teenager, who, intrigued by the decrease in fish in the lagoon, seeks answers from her science teacher. The elaborated strategy consists in the survey of students' previous conceptions about the concepts found in the text and after watching the puppet theater video it is proposed to discuss the problems and their possible solutions. The entertainment generated by the puppet theater generates fun, introduces concepts and connects students to the theme, generating interest and attention necessary for meaningful learning. We conclude that the theoretical and methodological guidance used in the creation of the resource and the didactic strategy was fundamental to structure the potential active participation of students in the identification and resolution of problems related to water.-
Descrição: dc.description47 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro de bonecos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro de fantoches-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade-
Palavras-chave: dc.subjectPoluição da água-
Palavras-chave: dc.subjectPuppet theater-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Título: dc.titleEstratégia de educação ambiental com teatro de bonecos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.