Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Xavier, Aurelízia Maria Lemos | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinho, Maria de Fátima Brandão | - |
Autor(es): dc.contributor | Canto, Fábio Barrozo do | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Márcio Machado dos | - |
Autor(es): dc.creator | Valeriano, Jessica do Prado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:04:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:04:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29496 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763098 | - |
Descrição: dc.description | A importância da água não é devidamente valorizada pelo ser humano, que a usa sem sustentabilidade e ainda polui suas fontes. Na cidade de Niterói há um sistema lagunar que vem sendo afetado principalmente pelo despejo de esgoto, o que nos leva a refletir sobre o auxílio da educação ambiental na discussão da degradação promovida pelo ser humano. A educação ambiental crítica deve ajudar o aluno a aprender sua relação com a natureza e identificar, problematizar e tomar atitudes diante de conflitos ambientais, tendo consciência de seu papel em atitudes individuais e coletivas. O objetivo do trabalho foi elaborar estratégia didática de educação ambiental crítica sobre a preservação da água com material didático lúdico. Para tal foram desenvolvidos um texto teatral, um vídeo utilizando teatro de bonecos como recurso lúdico e uma estratégia didática orientados por princípios da teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. O texto teatral criado, intitulado “Para onde foram os peixes?”, foi inspirado no caso das lagoas de Niterói. A história envolve uma adolescente, que intrigada pela diminuição dos peixes na lagoa busca respostas com o seu professor de ciências. A estratégia elaborada consiste no levantamento de concepções prévias dos alunos sobre os conceitos encontrados no texto e após assistirem ao vídeo do teatro de bonecos é proposta a discussão dos problemas e suas possíveis soluções. O entretenimento produzido pelo teatro de bonecos gera diversão, apresenta conceitos e conecta os alunos ao tema, criando interesse e atenção necessários para a aprendizagem significativa. Concluímos que a orientação teórico-metodológica usada na criação do recurso e da estratégia didática foi fundamental para estruturar a potencial participação ativa dos alunos na identificação e resolução de problemas relacionados a água. | - |
Descrição: dc.description | The importance of water is not properly recognized by the human being, who uses it without sustainability and still pollutes its sources. In the city of Niterói there is a lagoon system that has been affected mainly by the discharge of sewage, which leads us to reflect on the help of environmental education in the discussion of degradation promoted by humans. Critical environmental education should help students to know their relationship with nature and to identify, problematize and act in the face of conflicts faced, being aware of their role in individual and collective attitudes. The objective of this work was to develop a didactic strategy for critical environmental education on water preservation with ludic educational material. To this end, a theatrical text, a video using puppet theater as a ludic resource and a didactic strategy were developed, guided by the principles of the theory of meaningful learning according to Ausubel. The theatrical text created, entitled “Where did the fish go?”, Was inspired by the case of the lagoons of Niterói. The story involves a teenager, who, intrigued by the decrease in fish in the lagoon, seeks answers from her science teacher. The elaborated strategy consists in the survey of students' previous conceptions about the concepts found in the text and after watching the puppet theater video it is proposed to discuss the problems and their possible solutions. The entertainment generated by the puppet theater generates fun, introduces concepts and connects students to the theme, generating interest and attention necessary for meaningful learning. We conclude that the theoretical and methodological guidance used in the creation of the resource and the didactic strategy was fundamental to structure the potential active participation of students in the identification and resolution of problems related to water. | - |
Descrição: dc.description | 47 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro de bonecos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro de fantoches | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia do ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poluição da água | - |
Palavras-chave: dc.subject | Puppet theater | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Título: dc.title | Estratégia de educação ambiental com teatro de bonecos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: