Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carrano, Paulo César Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:04533325622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799707U5 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fávero, Osmar | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:02753766720 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783059E8 | - |
Autor(es): dc.contributor | Franco Junior, Francisco Creso Junqueira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:46900047734 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787117D3 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paixão, Léa Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00178306649 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781198H6 | - |
Autor(es): dc.creator | Navarro, Karina da Motta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:04:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:04:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18746 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763097 | - |
Descrição: dc.description | Esta investigación se preocupa con la realidad de la enseñanza media nocturna en Brasil, considerando conforme los datos de INEP la grandeza quantitativa de las matrículas en este nivel de enseñanza. Entretanto, esta realidad es callada desde el senso comun hasta las políticas públicas. La primera expresión en relacción a este silencio empezó en la dificuldad de la realización de la investigación delante de la casi inexistencia de datos oficiales. Al rescatarnos la historia de la enseñanza nocturna en Rio de Janeiro, vemos que esta enseñanza ofrecida hoy, incluso en las estatísticas oficiales y en Colegio Estadual Antonio Houaiss, refleje lo que hay sido al largo de nuestra historia la escuela nocturna, un espacio que no lleva en cuenta la condición de su estudiante. La enseñanza media nocturna, objeto de nuestro estudio, se constitui en el espacio de la negación del conocimiento de los sujetos que allí están. Para revertir ese cuadro silencioso, ya que los estudiantes de la enseñanza media nocturna tienen diversas características y expectativas en relación la escuela, vemos la importancia de la identificación del significado de la escuela para estos estudiantes. Esta ivestigación tiene como horizonte la esperanza de participar de la construcción de un espacio escolar que considera los anseos de los estudiantes de la enseñanza media nocturna, para que estos sean inclusos en el contexto escolar, y que verdaderamente sea un espacio de promoción de la inserción social. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho se preocupa com a realidade social do ensino médio noturno no Brasil, considerando, segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a gr andeza quantitativa das matrículas neste nível de ensino. No entanto, esta realidade é emudecida desde o senso comum até as políticas públicas. A primeira expressão deste emudecimento foi flagrada na dificuldade encontrada na realização da pesquisa diante da quase inexistência de dados oficiais. Ao resgatarmos a história do ensino noturno no Brasil, podemos visualizar que este ensino oferecido hoje, visto nos dados estatísticos e no Colégio Estadual Antônio Houaiss, reflete o que tem sido ao longo de nossa história a escola noturna: um espaço que não leva em conta a condição do seu estudante. O ensino médio noturno, objeto de nosso estudo, tem se constituído no espaço de negação dos saberes dos sujeitos que o freqüentam. Para tentar reverter esse quadro de silenciamento, vemos a importância de identificar o significado de estar na escola para os estudantes do ensino médio noturno, visto que estes têm diferentes características e expectativas em relação à escola. Este trabalho tem como horizonte a esperança de participar da construção de um espaço escolar que leva em consideração os anseios dos estudantes do ensino médio noturno, para que estes se sintam contemplados no contexto escolar, e que este verdadeiramente seja um espaço de promoção da inserção social. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas noturnas | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O significado da escola para o jovem estudante do ensino médio noturno | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: