O educador no município de Rio das Ostras sob o olhar da investigação apreciativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Fabia Monica Souza dos-
Autor(es): dc.contributorBulcão, Irene-
Autor(es): dc.contributorMartins, Soraya Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorMartins, Carolline Carneiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12363-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763094-
Descrição: dc.descriptionO trabalho é um fator essencial na construção da identidade do indivíduo e no encontro com o campo social. É através dele que é possível ser singular nas relações, sermos reconhecidos e identificados como alguém. Desta maneira, me propus a abordar nessa monografia de conclusão de curso a valorização profissional e o significado que o trabalho tem na vida das pessoas e como este se tornou um importante dispositivo na produção de subjetividade. O foco é a perspectiva dos profissionais da educação da rede pública municipal de Rio das Ostras, sujeitos que estão sempre tendo a necessidade de se reinventar cotidianamente, dia após dia no seu ofício, pois esses profissionais enfrentam frequentemente questões institucionais e de percepções pessoais nos seus ambientes de trabalho, sendo essas questões objeto de análise e intervenção de nossa pesquisa. A questão que busco compreender e com a qual tento dialogar de forma ampliada nos próximos capítulos se refere ao trabalho do professor na atualidade e como ele se coloca como protagonista diante de sua própria história. Sob os olhares da Investigação Apreciativa e da Psicodinâmica do Trabalho, esta monografia busca descrever um conjunto de modalidades de atividades acadêmicas (estágio, pesquisa e extensão) que foram vivenciadas ao longo de dois anos e meio junto ao curso de psicologia da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras. Foi pensando em conhecer um pouco melhor a atividade laboral desses sujeitos e suas estratégias ao encarar os desafios do dia a dia que essa monografia busca realizar um aprofundamento teórico e vivencial sobre a relação do trabalho na vida desses profissionais através de uma pesquisa de campo - Escala IAPE (Escala de Investigação Apreciativa com Profissionais da Educação), desenvolvidos pelos membros do Coletivo Trampo. Neste caso, a Investigação Apreciativa aparece como metodologia principal visando o mapeamento dos profissionais da educação no município de Rio das Ostras e também como método a ser empregado como intervenção, visando a ampliação do protagonismo desses profissionais-
Descrição: dc.descriptionWork is an essential factor in the construction of the individual's identity and in the encounter with the social field. It is through him that it is possible to be singular in relationships, to be recognized and identified as someone. In this way, I set out to address in this monograph of course completion the professional appreciation and meaning that work has in people's lives, and how it has become an important device in the production of subjectivity. The focus is the perspective of education professionals from the Rio das Ostras municipal public school, who are always having to reinvent themselves daily, day in and day out, as they often face institutional questions and personal perceptions in their Working environments, these issues being the object of analysis and intervention of our research. The question that I will try to understand and dialogue in an extended way in the next chapters refers to the work of the teacher in the present time and how he stands as protagonist in his own history. Under the eyes of Appreciative Inquiry and Work Psychodynamics, this monograph seeks to describe a set of modalities of academic activities (stage, research and extension) that were experienced during two and a half years along with the course of psychology of the Universidade Federal Fluminense Of Rio das Ostras. It was thought to know a little better the work activity of these subjects and their strategies when facing the challenges of the day to day that this monograph seeks to carry out a theoretical and experiential deepening on the relation of the work in the life of these professionals through a field research - Scale IAPE (Appreciative Inquiry Scale with education professionals), developed by members of the Trampo Collective. In this case, Appreciative Inquiry appears as the main methodology for mapping education professionals in the city of Rio das Ostras, and also as a method to be used as an intervention, aiming to broaden the role of these professionals-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherRio das Ostras-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação Apreciativa-
Palavras-chave: dc.subjectProfissionais da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEducador-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Municipal de Rio das Ostras-
Palavras-chave: dc.subjectRio das Ostras (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectPsicodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Pública-
Palavras-chave: dc.subjectWork-
Palavras-chave: dc.subjectAppreciative Inquiry-
Palavras-chave: dc.subjectProfessionals-
Palavras-chave: dc.subjectSearch-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleO educador no município de Rio das Ostras sob o olhar da investigação apreciativa-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.