Abordagem híbrida em duplo estágio para análise de confiabilidade humana em serviços de busca e salvamento marítimo brasileiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Gilson Brito Alves-
Autor(es): dc.contributorSantos, Isaac José Antonio Luquetti dos-
Autor(es): dc.contributorSant'Anna, Annibal Parracho-
Autor(es): dc.contributorRangel, Luis Alberto Duncan-
Autor(es): dc.contributorPizzolato, Nélio Domingues-
Autor(es): dc.contributorHaddad, Assed Naked-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2257136185153863-
Autor(es): dc.creatorKämpffe, Milton George Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30393-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763091-
Descrição: dc.descriptionNesta tese é realizado o desenvolvimento de modelagem da operação de um centro de apoio à decisão do serviço de busca e salvamento (SAR) marítimo brasileiro, sob uma abordagem baseada na análise da confiabilidade humana e nos fatores sócioorganizacionais mais significativos que afetam o desempenho dos decisores e operadores de centros de apoio à decisão durante a execução de suas tarefas, visando dar suporte para a consecução das diretrizes em que a Estratégia Nacional de Defesa (END) (BRASIL, 2008) está pautada. A vigilância e o monitoramento de grandes áreas marítimas pressupõem a análise de grande quantidade de dados heterogêneos, advindos de fontes diversas. Nesse cenário de múltiplas variáveis os operadores e decisores deste centro, que tem por missão tomar decisões, o mais rápido possível, se vêem sempre cognitivamente sobrecarregados, quando ocorrem picos de trafego, com essas informações. Os conceitos de confiabilidade humana e fator humano estão profundamente inseridos no contexto da operação deste centro, de modo a combater ameaças contemporâneas: o terrorismo, os acidentes ambientais, o contrabando, a pirataria, o tráfico humano, internacional de drogas, o comércio ilegal de armas de fogo, armas de destruição em massa, as doenças infectocontagiosas, a pesca ilegal, entre outras. A abordagem híbrida deste estudo provém da aplicação de redes e inferências Bayesianas em conjunto com o modelo SHELL e, em duplo estágio, a partir do levantamento dos fatores humanos que afetam o desempenho dos operadores deste centro, por intermédio da técnica de hierarquização fuzzy, e posterior aplicação deste modelo Bayes-SHELL totalmente original no meio acadêmico. De forma a discutir as recomendações que possam contribuir para a consecução do objetivo de dar continuidade às operações de um centro de apoio à decisão de maneira segura, no processo metodológico utilizado, são identificados, com o auxílio da expertise e dos subsídios fornecidos pelo Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), os condicionantes sociotécnicos e cognitivos que delimitam a visão e a ação dos operadores e decisores em uma análise do quadro situacional marítimo-
Descrição: dc.descriptionThis thesis develops the modeling of the operation of a decision support center of the Brazilian maritime search and rescue service (SAR), under an approach based on the analysis of human reliability and the most significant socio-organizational factors that affect the performance decision makers and operators of decision support centers during the execution of their tasks, aiming to support the achievement of the guidelines on which the National Defense Strategy (END) (BRASIL, 2008) is guided. Surveillance and monitoring of large maritime areas presupposes the analysis of a large amount of heterogeneous data from diverse sources. In this multi-variable scenario, the operators and decision makers of this center, whose mission is to make decisions as quickly as possible, always find themselves cognitively overloaded when traffic peaks occur with this information. The concepts of human reliability and human factor are deeply inserted in the context of the operation of this center in order to combat contemporary threats: terrorism, environmental accidents, smuggling, piracy, human trafficking, international drug trafficking, illegal trade in firearms, weapons of mass destruction, infectious diseases, illegal fishing, among others. The hybrid approach of this study comes from the application of Bayesian networks and inferences in conjunction with the SHELL model and, in two stages, from the survey of the human factors that affect the performance of the operators of this center, through the fuzzy hierarchization technique, and subsequent application of this totally original Bayes-SHELL model in academia. In order to discuss the recommendations that may contribute to the achievement of the objective of safely continuing the operations of a decision support center, in the methodological process used, they are identified, with the help of the expertise and subsidies provided by the Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), the sociotechnical and cognitive constraints that delimit the vision and action of operators and decision makers in an analysis of the maritime situational framework-
Descrição: dc.description271 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInferência Bayesiana-
Palavras-chave: dc.subjectRede Bayesiana-
Palavras-chave: dc.subjectModelo SHELL-
Palavras-chave: dc.subjectSala de controle-
Palavras-chave: dc.subjectBusca e salvamento-
Palavras-chave: dc.subjectFator humano-
Palavras-chave: dc.subjectConfiabilidade humana-
Palavras-chave: dc.subjectServiço de busca e salvamento-
Palavras-chave: dc.subjectConfiabilidade (Engenharia)-
Palavras-chave: dc.subjectSocorro de urgência (Não médico)-
Palavras-chave: dc.subjectTomada de decisão-
Palavras-chave: dc.subjectBayesian Inference-
Palavras-chave: dc.subjectBayesian network-
Palavras-chave: dc.subjectSHELL Model-
Palavras-chave: dc.subjectControl room-
Palavras-chave: dc.subjectSearch and rescue-
Palavras-chave: dc.subjectHuman factor-
Palavras-chave: dc.subjectHuman reliability-
Título: dc.titleAbordagem híbrida em duplo estágio para análise de confiabilidade humana em serviços de busca e salvamento marítimo brasileiro-
Título: dc.titleDual-stage hybrid approach for human reliability analysis in Brazilian maritime search and rescue services-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.