Indústria cultural de guerra em Hollywood: ideologias e contraideologias governamentais no cinema norte-americano pós-Guerra Fria

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Adriana Facina Gurgel do-
Autor(es): dc.contributorPiñeiro, Théo Lobarinhas-
Autor(es): dc.contributorPereira, Victor Hugo Adler-
Autor(es): dc.creatorPaiva, Rogério Marques de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16243-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763086-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho trata da importância do estudo crítico do cinema e de sua viabilidade como fonte de pesquisa histórica. Tem como meta demonstrar como os discursos e ideologias dos produtos cinematográficos estão diretamente relacionados com o contexto histórico e político de sua produção. Dessa maneira, optou-se pela análise de três produções norte-americanas dos anos 1990 que apresentam em seus enredos todo o panorama da política externa dos Estados Unidos no pós-Guerra Fria. O Cinema com seus discursos e representações pode influenciar sua audiência e fornecer material ideológico com vias a legitimar o estabelecimento de projetos políticos, militares e econômicos de grupos poderosos. Pode organizar-se com os demais meios de comunicação e ser porta-voz da máquina ideológica governamental, na propagação e naturalização de supostas verdades absolutas, maniqueísmos e padrões de comportamento. Com isso, pretende-se explicitar os diferentes tipos de direcionamentos políticos adotados em Hollywood e suas ligações diretas com Washington. Assim como dialogar com as ideias de intelectuais, historiadores e analistas políticos que trabalham com o tema. E dessa forma, demonstrar como peculiaridades da política externa dos Estados Unidos estão intrinsecamente relacionados com elementos originais da formação do país, de seu povo e de suas tradições como um todo-
Descrição: dc.description133 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema norte-americano-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectImagens-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologias-
Palavras-chave: dc.subjectPós-Guerra Fria-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade da informação-
Palavras-chave: dc.subjectCinema americano-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectGuerra Fria no cinema-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica externa-
Palavras-chave: dc.subjectEstados Unidos-
Título: dc.titleIndústria cultural de guerra em Hollywood: ideologias e contraideologias governamentais no cinema norte-americano pós-Guerra Fria-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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