Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Adriana Facina Gurgel do | - |
Autor(es): dc.contributor | Piñeiro, Théo Lobarinhas | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Victor Hugo Adler | - |
Autor(es): dc.creator | Paiva, Rogério Marques de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:04:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:04:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16243 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763086 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho trata da importância do estudo crítico do cinema e de sua viabilidade como fonte de pesquisa histórica. Tem como meta demonstrar como os discursos e ideologias dos produtos cinematográficos estão diretamente relacionados com o contexto histórico e político de sua produção. Dessa maneira, optou-se pela análise de três produções norte-americanas dos anos 1990 que apresentam em seus enredos todo o panorama da política externa dos Estados Unidos no pós-Guerra Fria. O Cinema com seus discursos e representações pode influenciar sua audiência e fornecer material ideológico com vias a legitimar o estabelecimento de projetos políticos, militares e econômicos de grupos poderosos. Pode organizar-se com os demais meios de comunicação e ser porta-voz da máquina ideológica governamental, na propagação e naturalização de supostas verdades absolutas, maniqueísmos e padrões de comportamento. Com isso, pretende-se explicitar os diferentes tipos de direcionamentos políticos adotados em Hollywood e suas ligações diretas com Washington. Assim como dialogar com as ideias de intelectuais, historiadores e analistas políticos que trabalham com o tema. E dessa forma, demonstrar como peculiaridades da política externa dos Estados Unidos estão intrinsecamente relacionados com elementos originais da formação do país, de seu povo e de suas tradições como um todo | - |
Descrição: dc.description | 133 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema norte-americano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-Guerra Fria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema americano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guerra Fria no cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política externa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estados Unidos | - |
Título: dc.title | Indústria cultural de guerra em Hollywood: ideologias e contraideologias governamentais no cinema norte-americano pós-Guerra Fria | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: