Quem conta um conto, aumenta um ponto: percursos narrativos na formação do professor-leitor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHenriques, Eda Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Everardo Paiva de-
Autor(es): dc.contributorSantos, Andrea Pessôa-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Jacqueline Fátima dos Santos-
Autor(es): dc.creatorPires, Enilda Maria dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15567-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763083-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho dissertativo tem como foco a importância da sala de leitura como espaço de formação. A justificativa está intimamente imbricada com minha história de formação leitora e das leituras que me compõe e por todas as experiências de vida e formação ligadas a formação do leitor, provocando em mim as seguintes inquietações, qual a importância da leitura e da sala de leitura? Como as trajetórias de formação do professor de sala de leitura influenciam em seu trabalho? Como esses professores significam a leitura como processo formador? Quais os sentidos atribuídos por eles, as propostas de trabalhos de leitura propostos pela Secretaria Municipal de Educação? Para fundamentar as discussões acerca da leitura e da literatura, visando à formação do leitor, utilizo os pressupostos teóricos de Benjamin (1988/2013); Candido (1995) e Larrosa (2002) auxiliam a pensar sobre questões referentes a leitura, narração, experiência e literatura. Trouxe a perspectiva histórica das salas de leitura da Rede Municipal e o seu caminhar literário. A partir desse movimento foi delimitado como foco da pesquisa as narrativas de experiências leitora de quatro professoras de sala de leitura da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias/Rio de Janeiro. Mediante princípios epistemológicos e teórico metodológicos do aporte (auto) biográfico a partir da contribuição dos seguintes autores: Ferrarotti (2010); Josso (2010); Nóvoa (2010). O diálogo e a leitura das narrativas a partir dos fios das histórias pessoais, institucionais e sociais, evidencia a importância das experiências formadoras nas trajetórias de vida e formação e a consolidação da escola e da sala de leitura como lugar fundamental de leitura e formação-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation focuses on the importance of the reading room as a training space. The justification is intimately interwoven with my history of reading training and the readings that compose me and for all the experiences of life and formation linked to the formation of the reader, provoking in me the following concerns, how important is reading and the reading room? How do the reading room teacher's trajectories influence your work? How do these teachers mean reading as a process of formation? What are the meanings attributed by them, the proposals for reading work proposed by the Municipal Education Department? To base the discussions about reading and literature, aiming at the formation of the reader, I use the theoretical presuppositions of Benjamin (1988/2013); Candido (1995) and Larrosa (2002) help to think about questions related to reading, narration, experience and literature. It brought the historical perspective of the reading rooms of the Municipal Network and its literary walk. From this movement was delimited as the focus of the research the narratives of experiences reader of four teachers of reading room of the Municipal Network of Education of Duque de Caxias / Rio de Janeiro. Using epistemological and theoretical methodological principles of (biographical) contribution from the contribution of the following authors: Ferrarotti (2010); Josso (2010); Nóvoa (2010). The dialogue and the reading of the narratives from the threads of personal, institutional and social histories show the importance of the formative experiences in the life and formation trajectories and the consolidation of the school and the reading room as a fundamental place of reading and formation-
Descrição: dc.description124 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectFormação do leitor e sala de leitura de Duque de Caxias-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectLeitor-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência-
Palavras-chave: dc.subjectExperience-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher Training and Reading Room Duque de Caxias-
Título: dc.titleQuem conta um conto, aumenta um ponto: percursos narrativos na formação do professor-leitor-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.