Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Adriano Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Nobre, Domingos Barros | - |
Autor(es): dc.contributor | Xavier, Francisco Ricardo Josimar | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Alessandra dos Santos Calheiro da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:04:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:04:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10925 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763068 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho monográfico foi produzido no intuito de proporcionar uma reflexão acerca do processo de alfabetização matemática no primeiro e segundo ano da educação básica. Buscamos analisar e apresentar alternativas para se trabalhar essa alfabetização em uma perspectiva da etnomatemática, utilizando os conhecimentos prévios dos estudantes, através de atividades diferenciadas, tais como os jogos, que podem ser aplicados para facilitar o acesso à construção dos conceitos matemáticos. A partir da premissa de que o ensino da língua materna e da linguagem matemática podem ocorrer concomitante, a pesquisa traz algumas propostas de jogos e atividades visando ampliar a qualidade do processo do ensino e da aprendizagem da matemática | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Título: dc.title | Alfabetização matemática: reflexões e propostas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: