Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Adriano Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Nobre, Domingos Barros | - |
Autor(es): dc.contributor | Xavier, Francisco Ricardo Josimar | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Alessandra dos Santos Calheiro da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:04:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:04:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10925 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763068 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho monográfico foi produzido no intuito de proporcionar uma reflexão acerca do processo de alfabetização matemática no primeiro e segundo ano da educação básica. Buscamos analisar e apresentar alternativas para se trabalhar essa alfabetização em uma perspectiva da etnomatemática, utilizando os conhecimentos prévios dos estudantes, através de atividades diferenciadas, tais como os jogos, que podem ser aplicados para facilitar o acesso à construção dos conceitos matemáticos. A partir da premissa de que o ensino da língua materna e da linguagem matemática podem ocorrer concomitante, a pesquisa traz algumas propostas de jogos e atividades visando ampliar a qualidade do processo do ensino e da aprendizagem da matemática | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Título: dc.title | Alfabetização matemática: reflexões e propostas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: