A rotatividade de funcionários em um hotel de luxo na cidade do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastro, Carolina Lescura de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorSantos, Lúcia Oliveira da Silveira-
Autor(es): dc.contributorSoares, Carlos Alberto Lidizia-
Autor(es): dc.creatorParada, Gabriela Abi Rihan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/611-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763066-
Descrição: dc.descriptionO turismo é caracterizado por sua complexidade e multidisciplinaridade. A atividade hoteleira insere-se no turismo como um segmento, cujo papel, está relacionado à prestação de serviços de acomodação, alimentação, entretenimento e segurança aos hóspedes. Dada a sua importância, os hotéis, como empresas prestadoras de serviços, dependem de seus funcionários para o seu funcionamento. Na medida em que os colaboradores da empresa tornam-se sinônimo de vantagem competitiva, as organizações hoteleiras começam a perceber que a sua diferenciação está no seu capital intelectual, e que este precisa ser valorizado. Desta forma, a rotatividade de funcionários, como um fenômeno constante na hotelaria, deve ser administrada e minimizada, a fim de se reter o colaborador na empresa e de se alcançar os objetivos organizacionais. A gestão de pessoas na hotelaria pode criar um equilíbrio, por meio de estratégias, entre as necessidades da empresa e dos funcionários, de maneira que ambos encontrem sua satisfação. Diante do exposto, o presente trabalho buscou identificar as causas de rotatividade de funcionários em uma organização hoteleira. Por uma questão ética em pesquisa e com o objetivo de preservar a empresa e as pessoas envolvidas, o nome do hotel e dos entrevistados não será divulgado. Foi realizada, primeiramente, uma revisão da literatura. A abordagem utilizada na pesquisa foi a qualitativa, adotando-se como técnicas de coleta a entrevista semiestruturada e a análise documental. Após a realização da pesquisa de campo, os dados foram submetidos a uma análise qualitativa, na qual emergiram categorias de análise que expressavam as causas de rotatividade do hotel investigado. Os principais resultados revelaram que a rotatividade de funcionários está associada à frustração de expectativas dos colaboradores, prática de uma gestão amadora pela empresa, defasagem na política de recompensas oferecida, aspectos do ambiente de trabalho e desvalorização dos funcionários-
Descrição: dc.descriptionTourism is characterized for being complex and multidisciplinary. The hotel activity it is inserted on tourism as a segment, which role, is related to the provision of accommodation, alimentation, entertainment and safety to the guests. The hotels as service companies, depends on their employees to operate. In so far the enterprise employees became synonymous of competitive advantage, the hotels organizations starts to realize that their differentiation is in their intellectual capital, that needs to be valued the most. In this way, the turnover employees, as a constant phenomenon in the hospitality, have to be managed and minimized, with the purpose of retain the employee in the company and achieve organizations objectives. People management in hospitality can create a balance, through strategies, between the needs of the company and employees, in a way that both find satisfaction. So, this study tries to identify the causes of employee turnover in a hospitality organization. For an ethical issue in research and in order to preserve the company and the people involved, the name of the hotel and the respondents will not be published. First, areview of the literature was taken. The used approach in this research was qualitative, adopting as collection techniques the semi-structured interviews and the documentary analysis. After the completion of the field survey, the data were subjected to a qualitative analysis, which emerged in analysis categories that expressed the causes of turnover about the inquired hotel. The main results showed that employee turnover is associated with frustrated expectations, a practice of an amateur management by the company, lag in policy rewards offered, and aspects of the work environment and employees devaluation-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de pessoas-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectRotatividade de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectHotelaria-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectRotatividade de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectPersonnel management-
Palavras-chave: dc.subjectHuman resources-
Palavras-chave: dc.subjectPersonal turnover-
Título: dc.titleA rotatividade de funcionários em um hotel de luxo na cidade do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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