Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bahia, Sergio Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cibele Carneiro da Cunha Macedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Damasceno, Allan Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Yamasaki, Alice Akemi | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Maria Helena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:04:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:04:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30035 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763036 | - |
Descrição: dc.description | A partir das políticas públicas de promoção da acessibilidade, muitos estudantes com deficiência, bem como servidores e docentes, passaram a frequentar as Universidades públicas brasileiras e isso representou um enorme desafio para as instituições, que tiveram que adaptar seus espaços, a fim de eliminar as inúmeras barreiras físicas. Para garantir que as obras de novos espaços ou de adequação de espaços existentes atendam os requisitos de acessibilidade, a pesquisa tem por objetivo propor a elaboração de um Protocolo de orientação que defina os procedimentos administrativos a serem seguidos pelos gestores a fim de se evitar problemas de desconformidade com a acessibilidade nas obras. Como premissas para a construção do Protocolo estão a criação dos Escritórios Técnicos contemplados no convênio MEC-BID III, que, no caso da Universidade Federal Fluminense, derivou na Superintendência de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio. Com o propósito de entender de que forma esses órgãos atuam para a garantia da acessibilidade nos seus espaços físicos, foram pesquisados os sites de todas as Universidades que fizeram parte do convênio MEC-BID. Dentre os fatores intervenientes na concepção do Protocolo estão os diversos atores envolvidos no processo de execução de obras: os órgãos de controle externo, os de apoio administrativo, os de fomento, o de execução e a comunidade acadêmica. | - |
Descrição: dc.description | From public policies to promote accessibility, many students, as well as servers and teachers, with disabilities started to attend Brazilian public universities and this represented a huge challenge for those institutions, as the vast majority of them had to adapt their physical spaces, in order to eliminate the numberless physical barriers. To guarantee that the construction of new spaces or the adaptation of existing ones attain the accessibility requirements, the research aims at proposing the elaboration of a Guidance Protocol that defines the administrative procedures to be followed by the managers in order to avoid problems of non-compliance with accessibility in those works. Among the premises considered in the elaboration of the Protocol there are the creation of Technical Offices contemplated in the agreement MEC-BID which resulted in the Superintendência de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio of the Universidade Federal Fluminense. Aiming at understanding how these offices perform their activities to ensure accessibility in their physical spaces, a search in sites of all the Universities that took part in the Conênio MEC-BID was made. Among the intervening factors in the conception of the engineering work; sectors of external control; of administrative support; of funding; of the execution proper and the academic Community are considered. | - |
Descrição: dc.description | 87 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | inclusão, acessibilidade, pessoas com deficiência, espaços físicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social, Pessoa com deficiência, Acessibilidade ao meio físico, Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | inclusion, accessibility, disabled people, physical spaces | - |
Título: dc.title | Protocolo para promoção da acessibilidade na Universidade Federal Fluminense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: