O papel do bibliotecário na formação de leitores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBadini, Sandra Borges-
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorVogel, Michely Jabala Mamede-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Rejane da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2446-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763030-
Descrição: dc.descriptionO papel do bibliotecário na formação de leitores é o tema do presente trabalho de conclusão de curso. O objetivo geral foi contextualizado no referencial teórico, o livro e a leitura no Brasil, a informação e seu papel transformador na sociedade, a função social do bibliotecário, a importância da ação cultural e as políticas públicas nacional de incentivo à leitura no Brasil. Teve como foco principal relatar a importância do bibliotecário no incentivo à leitura e as transformações que a leitura proporciona aos indivíduos. Adotou-se o método qualitativo, utilizando como instrumentos de pesquisa dois questionários com perguntas abertas e fechadas. O primeiro foi usado para o estudo de usuários, para investigarmos o tipo de público da biblioteca e o que eles buscam de informação, entre outros. O segundo questionário foi uma entrevista com a Bibliotecária do Serviço Social do Comércio (SESC) da Unidade do bairro de Madureira, no Rio de Janeiro para verificar se a metodologia usada para promoção da leitura estimula o ato de ler, e se desempenha a função social do bibliotecário. Descreve-se as atividades de incentivo a leitura da biblioteca. Apresenta-se considerações finais e estatísticas em anexo, referentes aos anos comparativos de 2014 e 2015-
Descrição: dc.descriptionThe librarians role in the creation of forming readers is the theme of this final paper. The main objective was contextualized in the theoretical framework, the book and reading in Brazil, the information and its transform role in the society, the social function of the librarian, the importance of cultural action and the national reading incentive policies in Brazil. Had as its main focus report the importance of the librarian in encouraging reading and the transformations that reading gives individuals . It was adopted a qualitative method , using as research tools two questionnaires with open and closed questions. The first was used for the users validation, to investigate the type of public library and what information they seek, among others. The second questionnaire was an interview with the librarian of Social Service ( Serviço Social do Comércio - SESC ) Madureira district unit , in Rio de Janeiro city to verify the methodology used to promote reading, stimulates the act of reading, and performs a librarian social function. It describes the activities to encourage reading activities in the library. It presents conclusions and attached statistics, related to the years 2014 and 2015-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitores-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectPapel do bibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário – aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectHábito de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectIncentivo à leitura-
Palavras-chave: dc.subjectForming readers-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectThe librarians role-
Título: dc.titleO papel do bibliotecário na formação de leitores-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.