Os enredos das escolas de samba como construção de documento: um estudo de caso com o centenário do GRES Portela

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoelho, Raquel Luise Pret-
Autor(es): dc.contributorJuvêncio, Carlos Henrique-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Jac-
Autor(es): dc.creatorSilva, Lucas Mizumoto dos Santos Oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32252-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763026-
Descrição: dc.descriptionOs desfiles, um dos pontos altos da folia, são notadamente conhecidos pela repercussão midiática e atrativo turístico, mas há de se destacar que o processo de elaboração de um desfile é algo complexo e demorado, que exige do carnavalesco e da agremiação meses, as vezes anos, de preparo para estruturar todos os elementos necessários. A partir desse reconhecimento da importância desse processo, o presente trabalho buscará analisar a elaboração de um enredo, ponto chave para a execução do desfile, como produção documental. Para isso, utilizaremos o enredo “O azul que vem do infinito” do GRES Portela que foi utilizado para o seu centenário. A escolha de tal enredo se deu pela relevância da escola dentro do cenário do samba nacional e sua relevância histórica dentro da cultura popular. Assim, iremos apresentar um panorama histórico da construção dos enredos das escolas de samba ao longo dos anos, destacando as mudanças nesse processo, as relações entre as escolas e as dinâmicas de poder no Brasil, bem como a importância sociocultural e as dinâmicas internas nas comunidades. Em seguida trataremos especificamente do enredo da Portela em 2023, abordando a concepção dos carnavalescos, a história da escola e a metalinguagem utilizada para abraçar e homenagear outros enredos da instituição. Por fim, buscaremos auxílio na literatura da Ciência da Informação para confirmar se os enredos das escolas de samba podem ser considerados documentos. Para tanto utilizaremos dos trabalhos de Buckland (1997), Rayward (1993) e Briet (1951). E, a partir de tal análise, propor discussões da importância desses possíveis documentos na produção de conhecimento e socialização de saberes.-
Descrição: dc.descriptionThe parades, one of the highlights of the brazilian carnival, are notably known for their media coverage and tourist attraction. However, it should be emphasized that the process of creating a parade is complex and time-consuming, requiring months or even years of preparation by the designer and the samba school to structure all the necessary elements. Recognizing the importance of this process, this study aims to analyze the creation of a parade plot, a key element for the execution of show, as a documentary production. To do so, we will focus on the plot "O azul que vem do infinito" by GRES Portela, which was used for its centennial celebration. The choice of this theme was made due to the school's relevance in the national samba scene and its historical importance within popular culture. Therefore, we will present a historical overview of the construction of samba school carnival plots over the years, highlighting the changes in this process, the relationships between the schools, and the political power dynamics in Brazil, as well as the sociocultural importance and internal dynamics within the communities. Next, we will specifically discuss the Portela 2023 plot, addressing the conception by the carnival designers, the school's history, and the use of metalinguistic elements to embrace and pay tribute to other plots within the institution. Finally, we will seek assistance from the literature in the field of Information Science to confirm whether samba school plots can be considered as documents. For this purpose, we will refer to the works of Buckland (1997), Rayward (1993), and Briet (1951). Based on this analysis, we will propose discussions on the importance of these potential documents in the production and the dissemination of knowledge.-
Descrição: dc.description57 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnredo-
Palavras-chave: dc.subjectDocumento-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de samba-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da informação-
Palavras-chave: dc.subjectCarnaval-
Palavras-chave: dc.subjectCarnaval-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de samba-
Palavras-chave: dc.subjectEnredo-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentação-
Palavras-chave: dc.subjectPlot-
Palavras-chave: dc.subjectDocument-
Palavras-chave: dc.subjectSamba school-
Palavras-chave: dc.subjectInformation science-
Palavras-chave: dc.subjectCarnival-
Título: dc.titleOs enredos das escolas de samba como construção de documento: um estudo de caso com o centenário do GRES Portela-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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