Avaliação de empresas: estudo de caso de uma empresa do setor Contact Center

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGutierrez, Ruben Huamanchumo-
Autor(es): dc.contributorCosta, Helder Gomes-
Autor(es): dc.contributorNepomuceno, Lívia Dias Oliveira-
Autor(es): dc.contributorRêgo, Ricardo Bordeaux-
Autor(es): dc.creatorVieira, Guilherme Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29837-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763019-
Descrição: dc.descriptionCalcular o valor de uma empresa é uma tarefa matematicamente simples, contudo, a elaboração dos modelos que embasam esses cálculos é cercada de muitas premissas e suposições, bem como, comparações com outros players do mercado estudado, que, em geral, levam os avaliadores e profissionais da área a uma seara extremamente subjetiva. Como, normalmente, esse tipo de avaliação é demandado por empresas que estão em processos de negociações envolvendo grandes somas financeiras, é normal que esses estudos sejam cercados de grande sigilo. Em outras palavras, quando se fala em Valuation não se tem disponível os detalhes de como se chegou à certos resultados a não ser em um caso muito específico de retiradas de ações da bolsa, pois o laudo da avaliação é exigido pela CVM. Neste trabalho, é feita uma análise dos principais modelos utilizados por avaliadores de empresas através dos laudos de OPAs disponibilizados no site da CVM elencando assim, as principais metodologias utilizadas no mercado brasileiro. Feito esse estudo inicial, este trabalho tem como objetivo evidenciar a subjetividade de forma metodológica através da realização de um estudo de caso com uma Startup do setor de Contact Center utilizando o Método Momentum para elaboração dos cenários prospectivos e a simulação de Monte Carlo para avaliação das probabilidades de resultados. A partir daí é feito o modelo de fluxo de caixa descontado e a comparação por múltiplos com empresas do setor, no Brasil e nos EUA. Desta forma, apresenta-se um incremento no processo de avaliação de empresas que tem como objetivo tratar a subjetividade associada a este processo de forma metodológica-
Descrição: dc.descriptionCalculating the value of a company is a mathematically simple task, however, the elaboration of the models that base these calculations is surrounded by many assumptions and assumptions, as well as comparisons with other players in the studied market, which, in general, lead the evaluators and professionals in the area to an extremely subjective field. As, normally, this type of evaluation is demanded by companies that are in negotiation processes involving large financial sums, it is normal that these studies are surrounded by great secrecy. In other words, when talking about Valuation, the details of how certain results were reached are not available, except in a very specific case of withdrawals of shares from the stock exchange, since the appraisal report is required by the CVM. In this work, an analysis is made of the main models used by company evaluators through the OPA reports available on the CVM website, thus listing the main methodologies used in the Brazilian market. Having done this initial study, this work aims to highlight subjectivity in a methodological way through the realization of a case study with a Startup in the Contact Center sector using the Momentum Method for the elaboration of prospective scenarios and the Monte Carlo simulation to evaluate the outcome probabilities. From there, the discounted cash flow model is made and the comparison by multiples with companies in the sector, in Brazil and in the USA. In this way, there is an increase in the process of evaluating companies that aims to treat the subjectivity associated with this process in a methodological way.-
Descrição: dc.description137 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectValuation-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectStartup-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo Momentum-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação de Monte Carlo-
Palavras-chave: dc.subjectComissão de Valores Mobiliários (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de empresa-
Palavras-chave: dc.subjectFluxo de caixa descontado-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectValuation of companies-
Palavras-chave: dc.subjectInnovation-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectMomentum Method-
Palavras-chave: dc.subjectMonte Carlo simulation-
Título: dc.titleAvaliação de empresas: estudo de caso de uma empresa do setor Contact Center-
Título: dc.titleBusiness evaluation: Case study of a company in the Contact Center sector-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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