Ciência e linguagem: integrando discurso e contexto sócio-histórico na análise de seções de conclusão de artigos experimentais do periódico "Memórias do Instituto Oswaldo Cruz" (1909 a 1919 e 1980 a 1989)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJúdice, Norimar Pasini Mesquita-
Autor(es): dc.contributorCPF:56398695622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799930E0-
Autor(es): dc.contributorMonnerat, Rosane Santos Mauro-
Autor(es): dc.contributorCPF:24598679522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700829H0-
Autor(es): dc.contributorTrouche, Lygia Maria Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:34598657922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758837P9-
Autor(es): dc.contributorVidal, Vera Lucia Caldas-
Autor(es): dc.contributorCPF:81768944222-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1642653272401913-
Autor(es): dc.contributorHemais, Barbara Jane Wilcox-
Autor(es): dc.contributorCPF:11890566322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559732D1-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Gisele de-
Autor(es): dc.contributorCPF:12398745622-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1888308625393796-
Autor(es): dc.creatorWalsh, Bianca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-07-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18936-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763017-
Descrição: dc.descriptionThis is a diachronic study of the Conclusion section of experimental scientific articles from the Memórias do Instituto Oswaldo Cruz journal in the periods of 1909-19 and 1980- 89. The purpose is to evaluate the relations between discourse and sociohistorical context by means of an integrative analysis that accounts for the locutionary, illocutionary and perlocutionary language levels, in relation to the external conditions. Specifically, we examine three features of the Conclusions: the types of arguments, from the rhetorical perspective of Perelman (2005), with a focus on argumentation based on the structure of reality; the rhetorical moves, based on Swales (1990) model and the three-part model in Peacock (2002); and the linguistic traits that show subjectivity and objectivity, especially from the theory of modality (KOCH, 2006; NEVES, 2007; GUIMARÃES, 2001). The procedure of using an analytical synthesis was inspired by Atkinson s (1999b, p. 60) combination of the analytical reading of texts and the reading off of contexts from the texts. The results found a variation from a linear discourse that had little rhetorical elaboration, in the first period, to a discourse of high rhetorical density and ciclicity in the second period. These findings correlate with the change from a cohesive, small and prestigious community to a large community, which was not supported by the government and was pressured to adapt to the parameters of big science. This study discusses the contribution of Applied Linguistics to the studies of science, specifically, to the assessment of the way the practices and beliefs of scientific communities are materialized in discourse and, in addition, to the discovery of science ideology . Furthermore, this work proposes a pedagogy for academic purposes, based on the investigation of genres and discourse communities, with the aim of helping scientists-learners to develop an ability to construct their disciplinary identity actively and critically.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é um estudo diacrônico das seções de Conclusão dos artigos científicos experimentais do periódico Memórias do Instituto Oswaldo Cruz nos períodos de 1909- 1919 e 1980-1989. O propósito é avaliar as relações entre discurso e contexto socio-histórico, materializadas nessa seção, por meio de uma análise integrada dos três níveis de linguagem, locucional, ilocucional e perlocucional, com as condições externas. Particularmente, são examinados os tipos de argumentos na perspectiva retórica de Perelman (2005), destacando-se a argumentação baseada na estrutura do real; os movimentos retóricos, com base no modelo de Swales (1990) e no modelo tripartido de Peacock (2002); e os traços linguísticos, como evidências de subjetividade e objetividade, considerando-se, predominantemente, a teoria da modalização (Koch, 2006; Neves, 2007; Guimarães, 2001). O procedimento de síntese analítica é inspirado na combinação das leituras simbólica e contextual de Atkinson (1999b). Como resultados, constatam-se as mudanças de um discurso linear e de pequena elaboração retórica no primeiro período para um discurso de alta densidade retórica e ciclicidade no segundo período. Esses dados correlacionam-se com a mudança de uma comunidade coesa, pequena e de prestígio para uma comunidade de grandes proporções, sem apoio governamental e pressionada pela necessidade de adaptação à grande ciência (big science). Discute-se a contribuição da Linguística Aplicada nos estudos sobre ciência, especificamente, na avaliação de crenças e práticas das comunidades cientificas materializadas no discurso e no desvelamento da ideologia da ciência . Além disso, apresenta-se uma proposta pedagógica específica para fins acadêmicos, baseada na investigação do gênero e da comunidade discursiva, cuja meta é formar cientistas-aprendizes como construtores ativos, mas críticos de sua identidade disciplinar .-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Oswaldo Cruz-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectArtigo científico-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentação-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso acadêmico-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise integradora do gênero-
Palavras-chave: dc.subjectConclusões de artigos científicos experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental scientific article conclusions-
Palavras-chave: dc.subjectIntegrative genre analysis-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleCiência e linguagem: integrando discurso e contexto sócio-histórico na análise de seções de conclusão de artigos experimentais do periódico "Memórias do Instituto Oswaldo Cruz" (1909 a 1919 e 1980 a 1989)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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